Ideológica objectivo de serviços sociais
Artigo: Ideológica objectivo de serviços sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: giselebruna • 4/6/2013 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
As primeiras iniciativas de iniciação de Serviço Social no Brasil acontece através de grupos sociais predominante femininos que pertencia a nobreza, que participavam de movimentos católicos leigos e que eram responsáveis pela ação social da igreja católica junto aos seguimentos mais empobrecidos da classe operária, e esse bloco feminino mantinham um sistema de ensino da Igreja, onde o comportamento dessas moças faziam parte da ideologia das classes dominantes, decorrentes da fortuna familiar e cultural, que lhes conferia uma superioridade natural em relação ás populações pobres.
O discurso dessas pioneiras demonstram que elas estavam comprometidas com a missão da Igreja, as mesmas pregavam os princípios católicos, como de sua origem de classes, tendo como objetivos de sua assistência o autoritarismo, infantilização, intransigência com o que consideravam irracional e imoral no seu modo de vida.
O processo de reorganização do Bloco Católico e o Serviço Social se inicia através da união do Estado e a Igreja Católica decorrente do movimento da década de 30 (industrialização), pois com este estavam ocorrendo diversos conflitos entre as classe proletariada e o capitalismo. É a partir de então que o Estado pede ajuda da Igreja, pois se via necessitado da ideologia que a mesma pregava. No meio dessa reorganização do Bloco Católico que foi criado dentro da igreja é que surge o Serviço Social. Essa reorganização também se deu através do modelo europeu, onde havia como características o autoritarismo, modelo doutrinário e paternalista. Esse modelo foi implantado da Europa, pois já havia sido testado e aprovado. Então a Igreja e o Estado resolvem implantar no Brasil. Baseando-se na Concordata que foi um acordo entre o Estado, o Capitalismo e o Socialismo, o Serviço Social não era mais visto como caridade tradicional, ganhando um novo sentido de maior eficiência. A Igreja dará um conteúdo novo a devoção e a caridade cristã, já o missionarismo doutrinário, começa atuar através do assistencialismo e filantropia desenvolvidos pela Igreja, ma isso não poderá ser considerado como uma nova forma de caridade, mas sim como uma forma de implantar a ideologia doutrinária da Igreja, cujo efeitos são essencialmente políticos, ou seja, o enquadramento das classes exploradas.
O objetivo ideológico do Serviço Social era de reconquistar as massas, liberar o povo da influência do socialismo, penetrando nos meios mais populares, enquadrá-los dentro da ação doutrinária da Igreja, visando reconquistas os privilégios que seria (riquezas, poder e doutrina da Igreja) e defesa dos seus interesses políticos.
...