Introdução à Engenharia Ambiental
Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Engenharia Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 90901 • 17/9/2014 • 492 Palavras (2 Páginas) • 657 Visualizações
1)Como Clements definia a sucessão florestal?
R: Como um processo altamente ordenado e previsível, no qual mudanças na vegetação representam a história de vida de uma comunidade vegetal. Para ele uma comunidade vegetal é como um organismo, que nasce, cresce, atinge maturidade e morre. As comunidades tenderiam a convergir através sucessão em direção uma vegetação clímax com características unicamente definidas pelo clima regional. E o clímax seria um estado onde a vegetação estaria em equilíbrio com o clima presente.
2) Qual a diferença entre sucessão secundária e primária ?
Sucessão primária: em substratos não previamente ocupados por organismos. Exemplo: Afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas do solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada.
Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contém matéria orgânica viva ou morta. Exemplo: Clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.
3) Quais as diferenças entre a visão moderna de sucessão e a proposta por Clements ?
Visão Moderna: Há um equilíbrio dinâmico entre a vegetação e o clima; O estágio final da sucessão não é definido; Os distúrbios são frequentes; Ocorre uma variabilidade da vegetação; Diferentes trajetórias;
Proposta de Clementes: As comunidades tenderiam a convergir através de sucessão em direção a uma vegetação clímax com características unicamente definidas pelo clima regional; O clímax seria um estado estável onde a vegetação estaria em equilíbrio com o clima presente; Processo ordenado, direcional e previsível.
4) Quais as tipologias florestais em que a Floresta Atlântica é dividida. Considerando apenas a Floresta Ombrófila Densa?
Densa de terras baixas, densa sub montana, densa montana, densa alto montana.
5) Defina biodiversidade e resiliência.
Biodiversidade:É a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Resiliência:É a taxa em função do tempo que uma floresta leva para retornar ao seu estágio original após um dado distúrbio.
6) As teorias: Idiossincrática e do Rebite diferem entre si basicamente por ?
A idiossincrática visa que uma espécie não pode substituir a função de outra já extinta. Já a do rebite, acredita que há um equilíbrio entre a biodiversidade e então uma espécie pode compensar a função de outra inexistente.
7) Como a decomposição da serapilheira é importante na manutenção dos ecossistemas terrestres ?
Construída por material de origem vegetal (folhas mortas, galhos, troncos, fores, frutos e sementes) e animal (restos animais e material fecal),é depositado na superfície do solo, entra em decomposição. Os principais decompositores, fungos e bactérias e outros
...