Lab 5 - Quimica
Trabalho Universitário: Lab 5 - Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberoliveira13 • 26/11/2013 • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 433 Visualizações
3 ATIVIDADE PRÁTICA – REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
A reação de neutralização, é toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base, provocando a salificação.
Acido acético + hidróxido de sódio + Fenolftaleína
• O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Nós o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.
• O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.
• A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol.
3.1 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na experiência de reações químicas houve algumas mudanças como alteração de temperatura, cor, estado físico, emanação de gases, insolubilidade.
Cita-se, a seguir, as alterações nos experimentos realizados em laboratório.
3.1.1 NEUTRALIZAÇÃO
A fim de calcular quanto de hidróxido de sódio será preciso para a neutralização da solução aquosa (mudança de pH) a utilização da fenolftaleína se faz necessário para esse calculo, pois sua coloração é incolor quando o ph for menor que sete (ácido) e passa para uma cor rosa quando o pH for superior ao numero mencionado chamado de ponto de viragem. Sendo assim ela determina o fim da titulação através da mudança de pH. Quando adicionamos hidróxido de sódio na solução, a mesma faz com que a solução aquosa passe do meio “ácido” para “neutro” e posterior “base”.
Ilustração 1 - Experimentos da Neutralização
4 CURIOSIDADES
• O vinagre que temperamos a salada tem ácido acético.
• Um caramujo marinho excreta ácido sulfúrico, um ácido forte, na sua autodefesa.
• O gosto azedo dos limões e das laranjas vem do ácido cítrico, um ácido fraco.
• A dor da picada das formigas deve-se ao ácido fórmico HCO²H, um ácido fraco.
• A cafeína é um conhecido estimulante e uma base fraca.
• Os Ácidos alfa-hidróxi são usados em cremes “antienvelhecimento” para a pele. Eles atuam acelerando o processo pelo qual a pele substitui a camada mais externa de células com células jovens.
• Carbonato de sódio: esta substância comum é uma base em solução aquosa, sua utilização principal é na indústria de vidros.
• Os ácidos minerais, sulfúrico, clorídrico e nítrico são muito corrosivos.
5 QUESTIONÁRIO:
Calcule quanto de hidróxido de sódio foi utilizado para a neutralização?
R: Com 12 ml de hidróxido de sódio houve o ponto de viragem, é quando os íons H+ do ácido reagem com os íons OH- da base.
O que é um indicador ácido-base?
R: São substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. Ex: fenolftaleína.
Quais fatores podem causar erros na determinação da concentração de ácido no vinagre?
R: Eletrodo do ph com contaminantes ou com formação de bolhas em seu interior. Caso ocorra chacoalhar o mesmo até a retirada das bolhas. Pipeta. Proveta, bureta ou erlenmayer com contaminantes e Phmetro descalibrado;
Como se conceituam ácidos e bases segundo os conceitos de Bronsted e Lowry?
R: E uma substância não pode atuar como ácido sem a presença de uma base para aceitar o próton, e vice-versa. “Ácido é definido como um doador de próton e base como um receptor de próton” (J.N. Brønsted (Dinamarca) e T.M. Lowry (Inglaterra) em 1923).
6 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO QUÍMICO – REGRAS
...