Laboratorio De Gestão Contabil
Trabalho Escolar: Laboratorio De Gestão Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: timoteocorreia • 18/11/2013 • 822 Palavras (4 Páginas) • 678 Visualizações
Curso Administração Período Letivo 2013/2
Semestre 8º Sem Disciplina Jogos de Empresas
Nome Professor EAD Prof. Me. Jefferson Dias
Nome Aluno (a)
RA
ORIENTAÇÕES:
- As atividades avaliativas da disciplina de Jogos de Empresas tem valor de
0 a 4,0 (zero a quatro pontos).
- Esse trabalho deverá ser elaborado individualmente e postado no campo
específico no ambiente virtual de aprendizagem (em formato word),
conforme as datas previstas no cronograma de aulas.
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTIONÁRIO
Questão 1 (0,20 pontos) A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria
da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais
indivíduos. Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica
decisória baseada na teoria dos jogos.
a) A aritmética da prudência
b) A teoria das coincidências
c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer
d) A teoria da decisão estatística
e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial
Questão 2 (0,30 pontos) No que consiste a técnica chamada de “aritmética da
prudência”?
Questão 3 (0,20 pontos) Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma
determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não
há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:
a) Que representa um caso de assimetria de informação
b) De estratégia mista
c) Sequencial
d) De informação completa
e) Um equilíbrio de Nash
Questão 4 (0,35 pontos) O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das
Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de
fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da
Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em
10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser
tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.
Questão 5 (0,30 pontos) Qual é a relação existente entre jogos de informação
incompleta e assimetria de informação?
Questão 6 (1,25 pontos) Em um bairro de uma pequena cidade do interior há
apenas dois postos de combustível. Embora entre eles haja diferenciais como a
eficiência do atendimento e a cordialidade dos frentistas, no final, o preço acaba
sendo o fator de decisão do consumidor. Se o caso é o preço, então alguns centavos
para cima ou para baixo podem incentivar o cliente a comprar em um ou noutro
posto. Portanto, se o posto 1 baixar o preço de R$2,90 para R$2,80, certamente ele
tomará alguns clientes do posto 2. No entanto, nós já sabemos que, nesse caso, as
decisões não são isoladas, visto tratar-se de um típico jogo sequencial. Sendo assim,
no dia seguinte, vem a decisão do posto 2 que decide baixar o preço para o mesmo
patamar de preço do 1, ou seja, R$2,80, e nessa situação, ambos os postos retomam
à quantidade inicial de clientes. Em outras palavras, ambos voltam ao ponto de
partida em termos da quantidade de clientes mas, dessa
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