Linguagem Em C
Monografias: Linguagem Em C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sknzinho • 23/11/2013 • 3.166 Palavras (13 Páginas) • 579 Visualizações
TResenha Livro - Treinamento em Linguagem C
Autora – Victorine Viviane Mizrahi
Capitulo 1 – Conceitos básicos.
A Linguagem C foi criada inicialmente por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no laboratório Bell em 1972, baseada na linguagem B de Thompson. C é uma linguagem vitoriosa como ferramenta na programação de qualquer tipo de sistema (Sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, processadores de textos), como exempla o sistema operacional UNIX e desenvolvido em C. A linguagem C e amiga do programador, suficientemente estruturada para encorajar bons hábitos de programação.
A maneira de se comunicar com um computador chama-se programa e a única linguagem que o computador entende e a linguagem de maquina. Portanto, todos os programas que se comunicam com a maquina devem estar em linguagem de maquina. Os programas que fazem a tradução para linguagem da maquina são chamados de compiladores. Um compilador não criará um programa em linguagem de maquina antes que esteja absolutamente livre de erros.
A função main(), e a única função do programa cujo nome não se altera, reservado para função que inicia o programa. Em todo o programa C deve existir uma única função chamada main(). Ela marca o ponto de partida do programa.
Os parênteses após o nome main() são a característica que permite que o compilador saiba que se trata de uma função. Sem eles, o compilador poderia pensar que o nome se refere a uma variável.
As chaves funcionam como uma abertura de bloco ( { ) e terminar com uma chave de fechamento de bloco ( } ). As chaves delimitam o corpo da função.
Você pode inserir espaços em branco, tabulações e pular linhas à vontade em seus programas. O compilador ignora esses caracteres. Você pode escrever várias instruções em uma única linha.
A função printf() e uma das funções de entrada e saída I/O presente na biblioteca padrão, fornecida com os compiladores C. As bibliotecas são arquivos em linguagem de maquina que contem funções desenvolvidas por outros programadores e podem ser usadas em C.
A Função system() executa um comando interno do sistema operacional ou um programa (.EXE, .COM ou .BAT).
A diretiva #include provoca a inclusão de outro arquivo em nosso programa fonte. Na verdade, o compilador substitui a linha contendo essa diretiva pelo conteúdo do arquivo indicado, um exemplo e o #include <stdio.h> e o #include <stdlib.h>. Quando usamos os sinais < e >, o arquivo é procurado somente na pasta include do seu compilador. Comentários de programa podem ser colocados em qualquer lugar e são trados pelo compilador como espaços em branco.
Uma constante numérica tem valor fixo e inalterável. Numeros constantes em C podem ser escritos nas seguintes bases:
Decimal – Escrevemos um numero em decimal de forma pura e simples, como a que estamos acostumados.
Hexadecimal – Os números escritos na base 16 devem ser precedidos de 0x.
Octal – Os números escritos na base 8 devem ser precedidos por um zero.
A numeração caractere só está definida pra números entre 0 e 255. Isso significa que a forma caractere é definida para números que caibam em um único byte.
A linguagem C reconhece uma cadeia de caracteres constante quando delimitada por aspas duplas.
As variáveis são o aspecto fundamental de qualquer linguagem de computador. Uma variável em C é um espaço de memória reservado para armazenar um certo tipo de dado e tendo um nome para referenciar o seu conteúdo. O espaço de memória ocupado por uma variável pode ser compartilhado por diferentes valores segundo certas circunstâncias.
Em C, existem cinco tipos básicos de variáveis: char, int, float, Double, e void. O tipo char e o tipo int armazenam números inteiros. O tipo char tem o tamanho de um byte. O tipo int tem o tamanho da palavra da maquina, insto é, em ambientes de 16 bits o tipo int terá 2bytes(16bits) de tamanho. Com exceção de void todos os tipos básicos de dados podem ser acompanhados por um modificador. Em C temos 3 modificadores ( short, long e unsigned).
O computador interpreta o bit mais significativo de uma variável como sendo um bit de sinal. O modificador unsigned indica que o tipo associado deve ter seu bit superior interpretado como um outro bit qualquer.
A partir desse ponto começam as atividades no livro, mais do capitulo 1 já se pode retirar grande conhecimento de programação.
Capitulo 2 – Operadores
C é uma linguagem rica em operadores, em torno de 50. Alguns são mais usados que outros, como é o caso do operador de atribuição e dos operadores aritméticos que executam operações aritméticas.
Em c, o sinal de igual não tem a interpretação dada em matemática. Representa a atribuição da expressão à sua direita à variável à sua esquerda. Por exemplo x = 2000, isso significa a variável x agora valerá 2000.
Os operadores aritméticos são os de:
Binário: + Soma – Subtração * Multiplicação / Divisão % Módulo
Unário: - Menos Unário
A precedência de operadores indica qual operador deverá ser executado primeiro. Quando o número de operadores conhecidos começar a aumentar, notaremos a necessidade de uma tabela de precedência.
Essa parte da programação que eu mais gosto, a função scanf() é outra função I/O presente na biblioteca padrão, fornecida com os compiladores C. Ela é o complemento de printf() e nos permite ler dados formatado da entrada padrão.
Em algumas situações, a função scanf() não atende perfeitamente, pois é preciso pressionar a tecla [ENTER] toda vez que desejar terminar a leitura. A função getche() retorna o caractere lido do teclado. O valor retornado de uma função pode ser chamado de valor da função ou resultado da função que atribui valor a variável ch.
A função getch() e similar a getche(). Exceto pelo fato de o caractere digitado não ser impresso no vídeo.
A função getchar() tem protótipo definido no arquivo stdio.h, que acompanha seu compilador. A função putchar() também tem protótipo definido no arquivo stdio.h. O operador de incremento (++) opera sobre o nome de uma variável e adiciona 1 a variável operando.Em C, os operadores unários tem precedência sobre os operadores
...