Liquidol-liquido
Casos: Liquidol-liquido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelacerezer • 10/9/2013 • 700 Palavras (3 Páginas) • 727 Visualizações
EXPERIMENTO 2 – EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE BETA CAROTENO
1.0 OBJETIVO
Extrair beta caroteno por métodos CCD.
2.0 INTRODUÇÃO
O beta caroteno é um pigmento naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A. Quando consumido, ele pode ser convertido em vitamina A sempre que o organismo necessitar. As principais fontes de betacaroteno são cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce e, em menores proporções, em alguns vegetais verdes escuros.
Entre seus benefícios, o betacaroteno, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão, promove elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas. O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos, além de ganhar maior atenção dos pesquisadores, considerando-se que o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.
Betacaroteno é sintetizado comercialmente há mais de 40 anos e apresenta uma escala de produção de 450 ton/ano. Industrialmente, os carotenóides, como o betacaroteno, apresentam uma crescente demanda e uma ampla variedade de aplicações comerciais, tais como agentes de coloração em alimentos (queijos,refrigerantes e margarinas), como aditivos em cosméticos, preparações multivitamínicas.
Alguns trabalhos têm reportado métodos de extração e purificação do betacaroteno.Alguns estudos reportaram a utilização de extração por solventes orgânicos e posterior quantificação por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) de retinol e carotenóides presentes no leite humano.
Alguns autores realizaram procedimentos exaustivos que envolveram centrifugação, precipitação com acetona, ultrafiltração, focalização isoelétrica e eletroforese em gel de poliacrilamida. Mais recentemente, Chen et al. (2005) utilizou extração com solventes orgânicos e posterior etapa cromatográficapara isolar e purificar carotenóidesbioativos da microalga Microcystisaeruginosa. Tendo em vista o conhecimento de que as operações de separação sólido-líquido são mais eficientes no que diz respeito ao rendimento e produtividade, etapas cromatográficas são essenciais em processos que envolve extração e purificação de bioprodutos.
3.0 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
1 recipiente de vidro pirex, 1 pistilo de porcelana, 1 proveta de 10mL, 1 proveta de 50mL, 1 conta gotas, 4 tubos de ensaio, 1 estante para tubos, 1 argola para o funil de decantação, 1 suporte universal, 1 micropipeta de 1000uL, 1 funil de decantação de 100mL.
3.1.1 Reagentes
Metade de uma cenoura, 20ml de acetona, 60mL de benzina, 25mL solução de permanganato de Potássio 0,1 g/l, 25mL solução alcoólica de iodo.
3.2 Métodos:
Cortamos a cenoura em pequenos pedaços, e colocamos num recipiente de vidro pyrex. Adicionamos cerca de 10 mL de acetona, 40mL de benzina e maceramos o material com um o pistilo de porcelana durante alguns minutos. Retiramos a fase liquida para outro recipiente. Colocamos em um funil de decantação separamos e descartamos toda a fase aquosa.
...