Logicas Sobre Analise Interpretativa
Artigos Científicos: Logicas Sobre Analise Interpretativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criszimmermann • 6/4/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
É a hora de refletir criticamente sobre as idéias do autor, assumindo uma posição própria sobre a problemática discutida no texto.
Primeiro, situamos o pensamento no autor, tanto em relação à sua própria obra, se esta for conhecida pelo leitor, como em relação à cultura filosófica em geral, ou seja, comparando com outros autores que examinaram o mesmo fato.
Depois, passamos à interpretação do texto, averiguando se o autor respondeu a todos os problemas existentes no texto. A partir desse momento, temos que constatar se existe conexão lógica entre as idéias do autor (se o leitor, de posse dos mesmos argumentos, consegue chegar ao mesmo raciocínio do autor).
Depois disso, fazemos uma crítica do texto, que não significa uma análise depreciativa, mas sim averiguar se o autor solucionou o problema de forma satisfatória, cabendo ao leitor tomar posição perante o texto, de modo a concordar ou discordar com o que foi dito.
Para isso é importante:
- Situar o texto no contexto da vida e obra do autor, bem como no contexto de outros textos sobre aquele assunto
- Explicitar os pressupostos dos quais o autor parte, suas teorias, as correntes de pensamento às quais ele se filia, seus paradigmas, etc.
- Criticar o texto com relação à sua coerência, validade, originalidade, profundidade e alcance.
Para fazer uma análise interpretativa do texto você vai precisar já ter acumulado algumas leituras anteriores sobre o tema em questão.
Para que vc tenha um bom entendimento do texto para fazer a análise interpretativa,vc deve se certificar se realmente compreendeu a mensagem do autor no texto, como o tema do texto, o problema que o autor coloca, a idéia central e as secundárias do texto.
...