MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS
Tese: MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vilmar • 8/5/2013 • Tese • 631 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS
A matemática está presente nas empresas em diversos aspectos e com diferentes aplicações. Qualquer relatório que seja apresentado envolve números ou percentuais. Desde previsão de vendas até orçamento de compras, horas trabalhadas, unidades vendidas, custos etc.
Sem a matemática teríamos sérios problemas, não teríamos como comparar lucros e percas. Estaríamos caminhando no escuro.
Podemos compreender que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa e em nossas vidas.
2.1.1 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES
.
Diante da perplexidade mundial frente aos efeitos ambientais resultantes da atuação do homem sobre a natureza, percebe-se finalmente que o crescimento econômico da maneira como tem sido conduzido só pode levar a um resultado: caos. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial.
Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão do processo de gestão ambiental faz a grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais.
Este trabalho é fruto de intensa pesquisa teórica na área de gestão ambiental, traçando-se paralelos com o potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizações.
2.1.1. Análise Interna
A Análise Interna consiste num estudo em que se procura avaliar a quantidade e qualidade dos recursos existentes na organização, entre os quais os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos financeiros e os recursos organizacionais. A partir desta análise dos recursos, incluindo a sua quantidade, a sua qualidade e também a capacidade para os utilizar eficientemente, e do seu confronto com uma análise dos seus competidores, a organização consegue identificar quer os seus pontos fortes, quer os seus pontos fracos.
Geralmente esta análise interna é complementada com uma análise externa, fornecendo informações imprescindíveis para a tomada de decisões sobre os objectivos estratégicos e sobre as estratégias para os alcançar.
.
2.2.2 Análise externa
O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa.
O ambiente empresarial não é um conjunto estável, mas um conjunto muito dinâmico onde atuam grandes quantidades de forças , de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutáveis, pois cada uma delas interfere, influencia e interage com as demais forças
...