Mar Adentro
Dissertações: Mar Adentro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mateusn • 17/11/2013 • 334 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
Resenha do Filme “Mar Adentro”
O filme “Mar Adentro” retrata um caso real a respeito da Eutanásia, onde Ramón Sanpedro ficou tetraplégico aos 26 anos, e luta na justiça pelo direito de morrer, pois não vê mais sentido na vida.
Ramón era um homem que, desde sua juventude, convivia com o doloroso fato de ser tetraplégico, ou seja, não possuir movimento algum em todo seu corpo, apenas o pescoço. Desde então, lutava contra a lei a fim de que fosse concebido o direito á morte. Ele contava com a ajuda se sua amiga Júlia, advogada, que tempos depois sofreu com uma doença e passou a viver em uma cadeira de rodas. Porém Ramón nunca perdera o bom humor, mesmo nessa triste situação, que já vivenciava há 29 anos.
Certa vez Ramón conhece Rosa, uma moça que se apaixona por ele logo em seguida, e ao ficar a par de sua decisão decide ajudá-lo, já que a lei negou sua solicitação, levando-o para sua casa.
Então Rosa prepara um copo com cianureto de potássio e deixa ao alcance de Ramón, o qual filma toda sua ação, para que todos fiquem cientes que a decisão foi dele.
Ele bebe todo o conteúdo, e espera sua partida. Logo em seguida o veneno começa a fazer efeito, e Ramón falece, cumprindo seu objetivo.
Um fato curioso na história é ao apoio da família em sua decisão, pois não é fácil aceitar o fato de que um parente quer tirar a própria vida.
O filme se passa na Espanha, no ano de 2004, e tem como gênero a dramatização, com a direção de Alejandro Amenábar.
O filme em si é ótimo, mesmo tendo como tema principal o desejo de alguém da própria morte. Porém, em minha opinião, a eutanásia é uma questão muito difícil, pois não concordo em desligar a aparelhagem de um paciente no hospital, mesmo a pessoa não tendo sentido algum, nem o apoio á solicitação de “suicídio”, mesmo sendo um caso assim, pois existem milhares de pessoas lutando pela vida, enquanto outras a desperdiçam.
...