Materiais De Laboratório
Dissertações: Materiais De Laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: querello • 28/9/2014 • 2.465 Palavras (10 Páginas) • 459 Visualizações
ÍNDICE DE MATERIAIS
1. BÉQUER 2
2. BALÃO VOLUMÉTRICO 2
3. ERLENMEYER 3
4. PROVETA 3
5. BURETA 4
6. KITASSATO 4
7. VIDRO RELÓGIO 4
8. PIPETA GRADUADA 5
9. PIPETA VOLUMÉTRICA 5
10. TERMOMETRO 5
11. PIPETADOR 6
12. CHAPA DE AQUECIMENTO 7
13. FUNIL 7
14. FUNIL DE SEPARAÇÃO 7
15. FUNIL DE BUCHNER 8
16. BALANÇA ANALITICA 8
17. BALANÇA SEMI ANALÍTICA 9
18. CAPELA QUÍMICA 9
1. BÉQUER
IMAGEM DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÃO
Béquer ou Becker é um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. O mais comumente encontrado em laboratórios são os béqueres feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Também existem béqueres de plástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio), disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades volumétricas (desde um milímetro até vários litros).
REFERENCIA: 10/08/11
http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9quer
http://www.fcf.usp.br/Departamentos/FBF/Disciplinas/Farmacotecnica/instrumentos/BEQUER1.HTM
http://www.scribd.com/doc/7241990/APOSTILA-Fundamentos-de-Laboratorio
2. BALÃO VOLUMÉTRICO
IMAGEM DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÃO
Recipiente utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta. É um frasco com formato semelhante a uma pêra, mas com um longo pescoço cilíndrico e um maior fundo plano. O pescoço é marcado com uma linha (traço de aferição), para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo.
O uso de um balão volumétrico quase sempre envolve a medição de uma determinada quantidade de líquido, ou diluição de soluções com volumes precisos. Os balões volumétricos são feitas em diversos tamanhos, com volumes variados, entre 5 ml a 10 L, porém os mais comuns especialmente em laboratórios são volumes de 50, 100, 250, 500 e 1000 ml. São produzidos em vidro borossilicato e em polipropileno, sendo estes os mais utilizados em laboratórios. Também existem balões volumétricos feitos de polipropileno, um tipo de plástico, muito usado pelo baixo custo e também pela resistência à fratura (queda).
Um balão volumétrico, assim como todo material de medição exata, jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá distorcer o vidro e mudar o volume calibrado. As medidas volumétricas tomam como referência alguma temperatura padrão, sendo este ponto de referência perto dos 20ºC (temperatura equivalente a maioria dos laboratórios).
Antes de utilizar o balão volumétrico é bom certificar se ele está devidamente limpo e seco. Este procedimento é feito enchendo todo o balão com água e observar atentamente o seu escoamento. Se por acaso gotículas ou uma película não uniforme de água estiverem nas paredes internas do recipiente, será necessária uma limpeza específica. Após a limpeza, evitar a secagem em estufa (calor), devido ao perigo irreversível de mudança de volume, como já citado anteriormente.
REFERENCIA: 10/08/11
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balão_volumétrico
http://www.infopedia.pt/$balao-volumetrico
http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/aparelhos_volumetricos.htm
http://www.scribd.com/doc/30295096/Apostila-de-Quimica-Analitica-Experimental-Da-Ufpe
3. ERLENMEYER
IMAGEM DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÃO
O balão de Erlenmeyer é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
Apesar de amplamente utilizado, o erlenmeyer possui limitações, já que não podem ser utilizados para determinar medidas precisas, e sim medidas aproximadas.
A boca estreita do Erlenmeyer se torna uma vantagem quando o solvente é volátil, impedindo-o de evaporar. Da mesma forma, em soluções químicas, o bico estreito não permite respingamento, mesmo quando há agitação de seu conteúdo. A agitação, aliás, é uma de suas utilizações, já que facilita algumas reações químicas.
Em alguns experimentos, o erlenmeyer pode ser desaerado e tampado, para que não ocorra qualquer influência externa ou em compostos sensíveis ao ar.
O erlenmeyer também pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen, função que também é bastante utilizado em titulações. O erlenmeyer é usado em associação com diversos materiais, como a bureta e a pipeta. Pode ser utilizado para a criação de culturas bacterianas também.
REFERENCIA: 10/08/11
http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/balao-de-erlenmeyer/
4. PROVETA
IMAGEM DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÃO
A proveta é um instrumento cilíndrico de medida para líquidos. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa. Pode ser fabricada em vidro ou plástico, com volumes que normalmente variam entre 5 e 2000 mililitros. Para a medida de volumes
...