Materiais De Laboratório E Suas Utilizações
Pesquisas Acadêmicas: Materiais De Laboratório E Suas Utilizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephanieangelo • 20/5/2014 • 836 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
1. NOME: Bureta
UTILIZAÇÃO: Mede volumes de líquidos e soluções que são colocados pela abertura na parte superior. Eles são transferidos por escoamento, na parte inferior. Seu principal benefício é possuir uma torneira que permite escoar com precisão a quantidade desejada, até mesmo gota a gota. Visto que ela possui graduações em toda a sua extensão, é possível realizar a leitura de volume escoado.
2. NOME: Pipeta volumétrica
UTILIZAÇÃO: Mesma aplicação da anterior, porém, o volume que é medido e transferido é fixo.
3. NOME: Pipeta graduada
UTILIZAÇÃO: Todas as pipetas são usadas para medir e transferir volumes de líquidos ou soluções, em que se coloca o líquido por um orifício na extremidade inferior através da sucção. Para realizar essa sucção, geralmente, usa-se uma “pera de borracha”. Sua precisão é muito boa.
4. NOME: Funil de separação
UTILIZAÇÃO: Utilizado para separação de líquidos imiscíveis.
5. NOME: Tubo de ensaio
UTILIZAÇÃO: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.
6. NOME: Balão de fundo chato
UTILIZAÇÃO: Para preparar soluções, aquecê-las e realizar reações em que gases se desprendem.
7. NOME: Balão de fundo redondo
UTILIZAÇÃO: Tem os mesmos usos que o balão de fundo chato, porém, pode ser aquecido de uma forma mais abrangente e é apropriado aos processos de destilação, em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.
8. NOME: Balão volumétrico
UTILIZAÇÃO: Recipiente destinado à diluição e preparo de soluções de concentrações definidas com volumes precisos e pré-fixados.
9. NOME: Proveta
UTILIZAÇÃO: É um cilindro graduado usado para medir e transferir líquidos e soluções por escoamento. Não possui muita precisão.
10. NOME: Erlenmeyer
UTILIZAÇÃO: Serve para aquecer líquidos, em titulações e reações químicas.
11. NOME: Béquer
UTILIZAÇÃO: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
12. NOME: Bastão ou baqueta
UTILIZAÇÃO: é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante movimento.
13. NOME: Kitasato
UTILIZAÇÃO: Serve para fazer filtração a vácuo e nas reações de obtenção de gases.
14. NOME: Exsicador
UTILIZAÇÃO: recipiente de vidro de paredes grossas com tampa hermética e que serve para guardar sólidos em atmosfera seca mantida por um agente exsicante, substância que absorve a humidade, como é o caso da sílica gel.
15. NOME: Funil de vidro
UTILIZAÇÃO: Realiza filtrações simples.
16. NOME: Funil de haste longa
UTILIZAÇÃO: É feito de vidro e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de papel.
17. NOME: Pesa filtro
UTILIZAÇÃO: recipiente destinado à pesagem de substâncias que sofrem alteração em contato com o meio ambiente (absorção de umidade, de gás carbônico; volatilização; etc).
18. NOME: Cápsula de porcelana
UTILIZAÇÃO: Usada para aquecimento e fusão de sólidos a altas temperaturas.
19. NOME: Vidro de relógio
UTILIZAÇÃO: Usado geralmente para medir a massa de pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes contendo soluções.
20. NOME: Almofariz e pistilo
UTILIZAÇÃO: Utilizados para trituração de sólidos.
21. NOME: Tela de amianto
UTILIZAÇÃO: Suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de Bunsen.
22. NOME: Cadinho de porcelana
UTILIZAÇÃO: Serve para aquecimento e fusão de sólidos a altas temperaturas.
23. NOME: Funil de Buchner
UTILIZAÇÃO: Usado em filtrações a vácuo, pode substituir os cadinhos de Gooch.
24. NOME: Pera de sucção ou pera de borracha
UTILIZAÇÃO:
...