Metodologia Cientifica
Casos: Metodologia Cientifica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maristelaruaro • 30/9/2014 • 2.412 Palavras (10 Páginas) • 363 Visualizações
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE TUTORES
Módulo 1 Aula 1
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Professora: Msc. Marta Ouchar de Brito
Conteúdo da aula: Conhecimento e Pesquisa
01 - O que é conhecer? -Conhecer é na verdade, a relação que o sujeito cognoscente tem com o objeto conhecido, ou seja, o sujeito se apropria do objeto.
Sujeito cognoscente é o sujeito que quer conhecer que esta apto a conhecer.
Para conhecer é necessário métodos de pesquisas diferentes. Como por exemplo, se precisamos conhecer algo pelo cheiro usamos o olfato.
2- Relação sujeito/ objeto –
Essa relação sujeito e objeto é que vai gerar a construção do conhecimento.
3- Tipos de conhecimentos:
3.1 - conhecimento empírico: nasce das experiências cotidianas. É assistemático e não carece de qualquer método.
Exemplo: quantos de nós não temos em casa aquela porta que precisa de um jeitinho para conseguirmos fechar. Esse jeitinho que só a pessoa sabe ela conheceu empiricamente, ou seja, experimentando a situação.
- As pessoas conhecem sem saberem porque as coisas acontecem elas conhecem porque elas observam as causas e as consequências.
Para refletir e conversar: Pense e tente se lembrar de algum conhecimento que você adquiriu empiricamente. Troque ideias e informações com os colegas. Eu volto já, já!
3.2) Conhecimento cientifico: nasce de uma sequência organizada e até certo ponto controlada, de procedimentos que buscam intencionalmente esse conhecimento.
Este conhecimento é o contrário do conhecimento empírico, onde não temos a intensão de conhecer, este vem pelo acaso. O conhecimento cientifico tem objetivos fundamentais e bem traçados.
Trata se de um conhecimento sistemático, ele é previamente traçado.
-Esse esquema demonstra que existe uma relação entre sujeito e objeto e esta relação passa por algumas ações que pode ser uma reprodução.
3.2.1) características do conhecimento cientifico
a) Há certeza; - quando um cientista chega a publicar algo ele tem certeza do que ele diz, porque tudo já foi colocado aprova.
b) é metódico e sistemático; - o texto que o cientista está apresentando foi construído a partir de um método sistemático.
c) é universal; - porque este conhecimento deve ser compartilhado e deve ser facilmente entendido por todos. Deve existir um padrão.
d) Busca objetividade. - ela busca tirar a emoção do texto, não deve conter a emoção de quem está escrevendo. As palavras que você escolhe traz uma carga de valores.
Para Aristóteles: “conhecemos uma coisa de maneira absoluta quando sabemos qual é a causa que a produz e o motivo pelo qual não pode ser de outro modo; isto é saber por demonstração; por isso a Ciência reduz-se à demonstração.”
3.3) Conhecimento filosófico: O conhecimento filosófico pode ser diferenciado do cientifico pelo objeto de investigação e pelo método.
O conhecimento filosófico constrói-se a partir da investigação de um objeto não percebível pelos sentidos.
O conhecimento filosófico trabalha com ideias, conceitos, não existe um objeto concreto.
Para Cervo e Bervian (p.8, 1977): “O filosofar é um interrogar, é um continuo questionar a si e a realidade.”
3.4) Conhecimento teológico: assenta-se basicamente numa atitude de fé.
Para Cervo e Bervian (P9, 1997) – Conhecimento teológico “é aquele conjunto de verdades a que os homens chegaram não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação dos dados da revelação divina.”
Para Voltaire “A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida.”
Diante das possibilidades do mundo que postura devemos assumir?
4) Pesquisa
Pesquisa é ato de pesquisar, informação, indagação, inquirição e busca.
A pesquisa nos ajuda a buscar respostas.
Outros conceitos de pesquisa
a) “é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.” (Rudio, 1999)
b) “basicamente, a pesquisa cientifica envolve o levantamento de hipóteses baseadas em observações, suas implicações, testar essas hipóteses e confirmar ou não essas mesmas hipóteses.” (Gay, 1987)
- as hipóteses que forem feitas no começo do TCC não necessariamente precisa ser confirmadas ao final. Elas estão ai para se confirma ou não. Podemos concluir que a hipótese não foi confirmada ou realiza-la novamente.
c) “é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontra soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.” (Andrade, 2003)
Ou seja, pesquisa nada mais é que:
Na pesquisa nós devemos ter um problema que na maioria das vezes vem em forma de questionamento, depois vamos para uma atividade sistemática para resolver o problema e finalmente chegamos a pesquisa.
Suando a camisa: De acordo com os conceitos que você viu até agora, quais seriam as características fundamentais de um pesquisador? Anote em seu caderno. Isso será importante. Um tempinho para vocês.
Resposta: as fundamentais
...