Motor Elétricol Simples
Monografias: Motor Elétricol Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Polcaro • 26/9/2013 • 598 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
Trabalho da disciplina Magnetismo
MOTOR ELÉTRICO SIMPLES
1. INTRODUÇÃO
Motor elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em mecânica. Funciona a partir de energia elétrica, que é barata, é fácil de ser transportado, simples de comandar e de ser produzido. Esses elementos aliados ao fato de que não produz nenhum resíduo durante seu funcionamento o tornam muito versátil, podendo assim ser usado em diversas áreas, como no comércio, indústria e até mesmo nas residências.
2. OBJETIVO
Tem-se por objetivo a construção de um motor elétrico simples, em corrente continua e o entendimento do seu funcionamento, que ocorre a partir da repulsão e atração devido aos campos magnéticos gerados por um imã e pela corrente elétrica na bobina.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os motores elétricos funcionam a partir da interação entre campos magnéticos. Todo condutor ao ser percorrido por uma corrente elétrica gera em torno de si um campo magnético. Assim a bobina (rotor, parte móvel do motor) ao ser percorrida por uma corrente elétrica, gera um campo magnético que ao interagir com o campo de um imã (estator), produz forças de atração ou de repulsão, que atraem ou repelem os polos moveis do rotor, assim é gerado um torque que faz com que o rotor saia do repouso. Quando em movimento o polo da bobina é atraído pelo polo do imã que tem mesmo nome e o outro polo da bobina é repelido pelo polo do imã. Assim o rotor fica girando.
4. MATERIAIS
Base de madeira (dimensões 26cmx22cmx2,5cm)
Condutor de cobre esmaltado
Condutor de cobre flexível
Condutor de cobre rígido
Fonte de alimentação
Imã
Chave inversora
Fita isolante
Cola para madeira
Caixa de madeira (dimensões 8,5cmx5cmx2,5cm)
5. CONSTRUÇÃO
Para construir o rotor:
Com o fio esmaltado construa a bobina como na imagem, enrolando o fio em torno de um objeto circular de diâmetro aproximado 3cm, lembrando de no final raspar todo o esmalte do fio em uma ponta e na outra raspar parcialmente o esmalte. Essas pontas serão o eixo da bobina.
Para construir o estator:
Com o fio flexível faça a ligação da chave inversora, deixando uma ponta para a fonte (pode ser um carregador de celular) e as outras para o resto do circuito.
Emendar as pontas que irão para o mesmo fio:
Divida o fio de cobre rígido em duas partes iguais, faça usando um alicate de bico uma volta
...