TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores De Corrente Continua

Exames: Motores De Corrente Continua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

Motor Shunt ........................................................................................................1

Motor Série .........................................................................................................2

Motor Composto .................................................................................................3

Curva de velocidade x carga ..............................................................................4

Referências..........................................................................................................6

Motor Shunt

Nesse tipo de ligação, tanto a armadura quanto o enrolamento shunt do estator são ligados em paralelo com a alimentação. Como normalmente a armadura e construída com fio mais grosso e menos espiras que a enrolamento shunt do estator, a armadura consome mais corrente que o estator. O movimento de rotação e o torque são resultados da interação do campo magnético no estator com o campo magnético na armadura criado pela corrente de armadura.

Como a armadura e o enrolamento shunt estão em paralelo com a alimentação, se a tensão de alimentação não variar, podemos esperar uma rotação constante na ponta do eixo do motor, sem carga. Ao aplicarmos carga a esse motor, devido à resistência no enrolamento da armadura, ha uma pequena queda na velocidade e no aquecimento. Quanto menor a resistência da armadura, menos perda em velocidade com aumento da carga. O aquecimento se da pelo fato de impormos resistência mecânica ao eixo, o que provoca redução na FCEM e, consequentemente, aumento da corrente na armadura para manter o torque.

Motor Série

Nessa ligação temos o enrolamento da armadura e o enrolamento serie do estator conectados em serie e ligados a alimentação. Existem então dois enrolamentos com fio de certa seção circular e poucas espiras ligados em serie. Estando os dois enrolamentos em serie, e certo deduzir que o campo magnético criado no estator depende da mesma corrente aplicada ao enrolamento da armadura.

Se o motor e ligado sem carga, temos um campo magnético no estator que depende da corrente absorvida. Se essa corrente e baixa, o campo magnético induz uma baixa FCEM na armadura e existe uma velocidade considerável por conta da corrente e da FEM na armadura. Se aumentarmos a carga, aumentamos a corrente de armadura e também o campo do estator, sofrendo uma queda considerável na velocidade.

Em comparação com o motor shunt, o motor serie tem excelente torque de partida, mas uma regulação de velocidade ruim, pais todo aumento de carga resulta aumento da corrente e consequente queda de velocidade. 1550 e esperado, já que os enrolamentos estão em serie. Se aumentarmos a corrente, o comportamento do campo nesses enrolamentos e extremamente afetado. Quanto maior a corrente, menor a velocidade, pois temos uma FCEM mais atuante. A velocidade no motor serie, par observação, esta intimamente ligada a corrente sob carga. Se um motor serie parte sem carga, corrente e FCEM baixas, a velocidade pode ser tão alta que ele se autodestruirá, podendo causar sérios danos às pessoas.

Motor Composto

Com o intuito de combinar o melhor da ligação shunt com o melhor da ligação serie, existe a ligação composta. Conseguimos a excelente regulação de velocidade do motor shunt com o excelente torque de partida do motor serie. Os motores compostos são utilizados onde ha necessidade de velocidade constante com variações extremas de carga. A ideia do motor composto e tornar possível o aproveitamento do alto torque da ligação serie, sem disparos de velocidade com cargas reduzidas ou nenhuma carga, em seguida usar a baixa variação de velocidade do motor shunt sob diferentes situações de carga.

O motor e inicialmente conectado como serie, mas com o enrolamento shunt em paralelo com conjunto armadura e enrolamento série. O enrolamento shunt deve produzir campo magnético com mesma direção e sentido ao campo produzido no enrolamento serie. Temos agora um motor com torque alto na partida, mas com velocidade limitada, e conseguimos também que ele tenha baixa variação de velocidade, mesmo variando a carga.

Esse tipo denomina-se motor composto cumulativo. Em algumas situações, apos utilizada a característica do motor série, o enrolamento série pode ser curto-circuitado para que não interfira no trabalho de regulação do enrolamento shunt.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »