Mudanças de cor de acordo com o método e método de preparação
Projeto de pesquisa: Mudanças de cor de acordo com o método e método de preparação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cacau.cv • 2/11/2014 • Projeto de pesquisa • 837 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
Introdução
A ingestão adequada de vegetais está associada à prevenção e redução de alguns tipos de doença, pela alta concentração de vitaminas e minerais, e pela baixa densidade energética. Os compostos responsáveis pela coloração dos vegetais, os pigmentos, variam com o tipo de vegetal, temperatura, tempo de cozedura e com o Ph, além de na prática serem um forte indício de que estes podem não estar maduros e ou prontos para o consumo. A preparação dos vegetais para o consumo por meio da cocção, implica por vezes a ocorrência de reações químicas na estrutura do pigmento e a consequente mudança de cor.
Objetivos
Objetivos Gerais
Experiência prática com o objetivo de verificar alterações da cor de acordo com método e com o de cocção.
Objetivos Específicos
Observar o comportamento dos pigmentos e textura dos vegetais em meio cozidos em vagens e couve roxa, e variações da cor em meio ácido e em meio alcalino; Conhecer as quantidades mínimas de hortícolas necessárias para confecionar uma sopa (dose de vegetais); Observar a imersão de folhas de couve em água fervente; Observar a oxidação dos frutos;
Materiais e Ingredientes:
Para cozer a vagem
Vagem, 250ml água destilada;250ml água da torneira; 250ml água com vinagre;250ml água com bicarbonato de sódio. 250ml água; Couve roxa; 250 ml de água destilada; 250 ml de água da torneira; 250 ml de água e 50ml de vinagre; 250 ml de água e 2ml de bicarbonato de sódio; Panelas e fogão.
Métodos
Avaliação da mudança de cor
Lavaram-se as vagens, dividiu-se em quatro porções semelhantes. A primeira porção foi adicionada à 250ml de água destilada em ebulição, a segunda foi adicionada à 250ml de água da torneira em ebulição, a terceira à 250ml água com vinagre, em ebulição e a quarta à 250ml de água com bicarbonato de sódio também em ebulição. Deixou-se cozer por cerca de 15 minutos.
Lavou-se também a couve roxa e dividiu-se em quatro porções. A primeira porção foi adicionada à 250ml de água destilada em ebulição, a segunda à 250ml de água da torneira em ebulição, a terceira à 250 ml de água e 50ml de vinagre e a quarta à 250ml de água com 2ml de bicarbonato, ambos em ebulição.
Observação da oxidação de frutos:
Cortou-se uma maçã em duas metades, à primeira adicionou-se sumo de limão e a segunda não. Deixou-se à temperatura ambiente.
Imersão de folhas de couve em água fervente:
Num tacho com água quente, adicionou-se a folha de couve e imergiu-se.
Resultados
Vagem + 250ml água destilada- Foi considerado o Ph da água destilada como neutro. Não houve grandes mudanças de cor.
Vagem + 250ml água da torneira- Também foi considerado um Ph neutro (equilibrado) não houve grandes mudanças de cor.
Vagem + 250ml água + vinagre- O Ph era ácido, por isso após serem cozidas, as vagens ficaram com uma cor amarelada.
Vagem + 250ml água + bicarbonato- O Ph era alcalino, por isso após serem cozidas, as vagens não perderam a cor continuando verde. Também estava
...