MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA
Artigos Científicos: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinesiqueira • 24/4/2013 • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 2.357 Visualizações
UniEvangélica – Centro Universitário de Anápolis
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Química
Professor: Luzinete
Acadêmicas: Beatriz Fontoura
Gabriella Vilela
Mariana Germano
Pauline Pereira
RELATÓRIO QUÍMICA – AULA 03/04
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA
Anápolis/GO
2013
Título: Métodos de separação de misturas homogênea e heterogênea
Objetivos:
Conhecer os mecanismos do processo que envolve a separação dos componentes de uma mistura homogênea e heterogênea pelo método da destilação simples e decantação, respectivamente.
Introdução teórica:
As misturas são constituídas por mais de uma substância, podendo ou não apresentar fases. As que apresentam fases são denominadas heterogêneas, as que não apresentam denominam-se homogêneas.
Os componentes que compõem as misturas podem ser separados. Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas para essa separação. Tais técnicas dependem do tipo de mistura.
Um dos processos para separar as misturas homogêneas é a destilação simples. Este consiste em separar líquidos e sólidos com diferentes pontos de ebulição.
Utilizando balão de fundo chato, manta aquecedora e reostato, suporte universal com garra, termômetro, mangueiras, condensador e erlenmeyer, o seguinte sistema pode ser montado:
Com esse sistema é possível separar o líquido, inicialmente em forma de vapor, da outra amostra em questão. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida. Os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois é um composto iônico e portanto apresenta temperatura de ebulição muito alta, sendo assim permanece no balão de destilação.
A decantação é um exemplo de processo utilizado para a separação de misturas heterogêneas. Com essa técnica, é possível separá-las quando são formadas por um componente sólido e um líquido ou por dois componentes líquidos que não se dissolvem entre si (imiscíveis). Montando-se um sistema com a ajuda de um suporte universal, funil de decantação e béqueres, aplicando nele a mistura, observa-se que com o passar do tempo as substâncias se separam por diferença de densidade.
Material e reagentes:
• Destilação simples:
Balão de fundo chato
Manta aquecedora e reostato
Suporte universal com garra
Termômetro
Mangueiras
Condensador
Proveta 25 mL
Erlenmeyer
Solução de CuSO4.H2Od
• Decantação:
Suporte universal
Funil de decantação
Béqueres
Pipeta de Pasteur
Provetas de 25 mL
Óleo
Água
Procedimento experimental:
• Destilação simples:
Com o auxílio de uma proveta de 25 mL recolheu-se uma amostra de solução homogênea de CuSO4. H2Od. Esta solução aquosa foi transferida para o balão de fundo chato depositado sobre a manta aquecedora. A montagem do sistema de destilação simples encontra-se disponível na figura 1. Acionou-se a torneira para gerar o fluxo de água gelada dentro do condensador. O sistema foi aquecido lentamente e através do reostato regulou-se a temperatura em torno de 95 a 97 ⁰C (Figura 2). No final da destilação o condensador e a fonte de aquecimento foram desligados.
• Decantação:
Através de uma pipeta de Pasteur transferiu-se 10 mL de óleo e 10 mL de água para duas diferentes provetas de 25 mL e deste modo, para o funil de decantação. Este foi devidamente fechado com o auxílio de uma tampa, podendo assim ser agitado, obtendo-se uma emulsão (dispersão molecular) entre as substâncias. Após deixar o sistema em repouso para que se observasse a separação de fase entre o óleo e a água, a tampa foi retirada, a torneira foi aberta e cuidadosamente retirou-se a fase mais densa pela parte inferior do balão de destilação para o béquer 1 e posteriormente a fase menos densa para o béquer 2. A montagem do sistema de decantação encontra-se disponível na figura 5.
Resultados e discussões:
Figura 1:
Figura 2:
Pôde-se observar após todo o processo
...