Normas da ABNT
Por: tsaldanha • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 319 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
FICHAMENTO DAS NORMAS DA MDT
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Pós Graduação e pesquisa. Estrutura e apresentação de monografias, dissertações e teses: MDT/Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e pesquisa, Biblioteca Central, Editora da UFSM. – 8. Ed. – Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2012.
O manual referido acima tem o objetivo de auxiliar os acadêmicos a correta forma de apresentação de trabalhos, monografias, dissertações e teses, bem como resenhas, trabalhos de iniciação científica, entre outros.
Neste sentido, divide-se em cinco unidades, as quais serão apresentadas de forma sucinta, considerando os principais tópicos:
1) Aspectos básicos para a apresentação escrita de trabalhos científicos;
2) Caracterização de elementos pré-textuais;
3) Elementos Textuais;
4) Elementos pós-textuais;
5) Procedimentos para entrega do original.
1 – ASPECTOS BÁSICOS PARA A APRESENTAÇÃO ESCRITA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
1.1- Estrutura Física de um trabalho científico: É composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
- Elementos pré-textuais obrigatórios são: capa, lombada, folha de rosto, folha de aprovação, resumo e abstract e sumário.
- Elementos textuais obrigatórios: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Elementos pós-textuais obrigatórios: referências.
1.2 – Formas de apresentação gráfica geral:
Formato e impressão: Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, cor da fonte preta, sendo que ilustrações podem ser coloridas.
Margens: esquerda: 3 cm; direita: 2 cm; superior: 3 cm; inferior: 2 cm.
Fonte: Times New Roman, Arial;
– texto: tamanho 12;
– Citações longas (mais de 03 linhas): tamanho 10;
- Notas rodapé: tamanho 10;
- Títulos dos capítulos: tamanho 14, negrito, letra maiúscula.
- Espaçamento: texto normal: 1,5.
- Alinhamento: justificado, com recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- Paginação: A partir da folha de rosto, todas as folhas devem ser contadas, porém somente serão numeradas a partir da primeira folha da parte textual.
- Notas de rodapé: Usada para informar dados que não possam ser incluídos no texto.
- Citações: São referências extraídas de outros textos, assim são usadas de fora direta e indireta.
A citação direta é a transcrição textual de parte da obra de determinado autor, sendo que pode ser curta (menos de três linhas) ou longa (com mais de três linhas).
Exemplo de citação direta curta:
Gonçalves (1995, p. 63) diz que “o papel de Pessoa na história da poesia é o exercício de estrema lucidez sobre as falácias do sujeito”.
Exemplo de citação direta longa:
Assim como a condensação no trabalho do sonho, a estilização literária enfatiza o aspecto da convergência; (...) aqueles fatores de divergência acabam redundando em convergências. (FONSECA, 1997, p. 100).
A citação indireta é baseada na obra do autor consultado.
Por exemplo:
Rocha (1997) analisa a proposta de Rui Barbosa, lembrando que há no Brasil uma tradição em debater questões do ensino superior.
As citações e referências bibliográficas – a fonte utilizada deve ser composta pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável, seguido da data de publicação do documento e da página de citação.
Exemplo:
No texto: BOBBIO (1995, p. 30), com muita propriedade, nos lembra, ao comentar esta situação, que “os juristas (...)”.
Nas referências: BOBIO, N. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1995.
- Formas de indicações das fontes das citações em notas de rodapé ou finais: Importante destacar que na primeira menção de uma nota de fonte deverá conter todos os elementos essenciais da referência, sendo que nas indicações seguintes serão utilizados outros recursos:
a) Ibidem (ibid.= na mesma obra): usado quando houver várias citações de uma mesma publicação, variando apenas as paginas.
b) Idem (Id.= do mesmo autor): substitui o nome, quando se tratar do mesmo autor, mas obras diferentes.
c) Opus citatum (op. Cit.= na obra citada): utilizado em seguida do nome do autor, referindo-se à obra citada anteriormente, na mesma página, quando houver intercalações de outras notas.
d) Loco citado (loc. Cit.= no lugar citado): empregado para referir a mesma página de uma obra já citada, quando houver intercalações de outras notas de indicação bibliográfica.
e) Passim (em vários trechos ou passagens): usado para referir à página inicial e final.
f) Apud (citado por): é empregado para referir um texto, cujo original não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citação em outro trabalho.
2 – CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Tais elementos compreendem: capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, folha de dedicatória, folha de agradecimentos, epígrafe, resumo, abstract, lista de ilustrações, lista de tabelas e quadros, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, lista de anexos e apêndices e sumário.
...