TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Pasta

Dissertações: Nova Pasta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo dos anos, ocorreu grande avanço e desenvolvimento da avicultura industrial, em função da adoção de novas técnicas empregadas para melhorar os resultados e viabilizar a atividade por meio de ganhos em produtividade.

Dentre essas técnicas, a incubação artificial se destaca pelo uso da tecnologia, em que uma máquina executa a função materna durante o desenvolvimento embrionário. O sucesso da cadeia produtiva de aves está diretamente relacionado ao bom desempenho da incubação artificial dos ovos e a meta de um incubatório é de produzir um número maior de aves viáveis.

De acordo com GONZALES (1994), o incubatório é um ambiente estratégico da produção avícola e está bastante vinculado à granja de matrizes, cujo objetivo é transformar biologicamente ovos férteis em pintos de um dia, em volume desejado, prazo e qualidade, baseado na incidência de anormalidades e contaminação, de forma a atender necessidades e expectativas, dos sistemas de produção, ao menor custo (BIEZUS, 2001; TONA et al., 2003).

A idade da matriz é evidenciada como um dos fatores da pré-incubação que influencia a qualidade interna e externa do ovo, peso do ovo e a qualidade do pinto de corte de um dia. As diferenças relacionadas à idade da matriz podem explicar por que pintos provenientes de matrizes jovens têm mortalidade aumentada e desempenho reduzido (VIEIRA & MORAN Jr., 1998a). As matrizes jovens produzem ovos menores com baixo rendimento de incubação, pintos de pior qualidade e com menor peso à eclosão. Isto pode ser atribuído as menores concentrações de gema que é fundamental para o crescimento do embrião (BENTON Jr. & BRAKE, 1996; SUAREZ et al., 1997).

Estes pintos menores possuem maior superfície de contato em relação ao seu peso quando comparado aos pintos produzidos por reprodutoras velhas, sendo mais susceptíveis à desidratação (BRUZUAL et al., 2000). Esta desidratação tem sido descrita como uma das causas da alta mortalidade em pintos providos de matrizes novas.

Com o avançar da idade da matriz, os ovos aumentam de tamanho e há maior proporção de gema em relação ao albúmen (BURNHAM et al., 2001; VIEIRA & MORAN Jr., 1998b), devido a maior capacidade das aves velhas de transferir lipídeos para a gema dos ovos (PEEBLES et al., 2000).

3

A prática de armazenamento é comum na incubação comercial para evitar a mistura dos ovos de diferentes lotes e idades, objetivando a incubação de maior volume de acordo com a demanda comercial da empresa.

As condições apropriadas de armazenamento são primordiais para prevenir qualquer alteração no desenvolvimento do embrião, pois mantêm adequados resultados de incubação quando o tempo de estocagem é prolongado.

Desta forma, faz-se necessário entender a relação entre a idade da matriz e o tempo de armazenamento dos ovos para esclarecer os efeitos subsequentes sobre o embrião, eclodibilidade e desempenho dos frangos de corte.

Diante deste cenário surgiu a proposta deste trabalho, que está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo faz-se a apresentação da problemática através das considerações e revisão de literatura pertinente ao trabalho.

O segundo capítulo foi constituído pelos resultados da 1ª fase do experimento, na qual foram avaliados os aspectos relacionados ao desenvolvimento embrionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com