O Computador não é Um Inimigo Dos Olhos!
Tese: O Computador não é Um Inimigo Dos Olhos!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gmnu • 21/11/2013 • Tese • 765 Palavras (4 Páginas) • 310 Visualizações
Corre o mito de que a utilização do computador é prejudicial para os olhos. Não é verdade! A verdade é que a utilização do computador e a leitura em geral põe em evidência algumas “fraquezas” que os olhos possam ter e que, de outro modo, não seriam tão evidentes.
* Médico e Cirurgião Oftalmologista; Instituto de Microcirurgia Ocular de Lisboa; Membro da Sociedade Europeia de Cirurgia refractiva e Catarata
armandogarcia@imo.pt
É claro que usar por muitas horas o computador ou ver televisão por longos períodos ou ler por muitas horas, é algo que pode originar cansaço mas, não induz doença ocular. Isto quer dizer que existem algumas regras que, se cumpridas, vão tornar o uso do computador uma tarefa mais agradável e eventualmente mais gratificante. Vamos enumerar as principais regras:
1. INTERVALOS
Faça intervalos de pelo menos 5 minutos após cerca de 90 minutos de utilização do computador.
2. POSIÇÃO
Sente-se confortavelmente, evite estar de pernas “cruzadas”, tenha o peso do corpo bem distribuído pelos dois pés podendo até usar um pequeno estrado para os apoiar. Evite que a coluna vertebral esteja em sobrecarga ou com posições viciosas.
.
3. LUZ
Se puder dê prioridade a uma iluminação natural que pode ter, ou não, apoio de iluminação artificial. A iluminação deve evitar formar sombras sobre o monitor ou sobre o teclado.
É importante que o monitor não esteja a cima do nível dos olhos e o ideal é colocá-lo ligeiramente a baixo desse plano.
É importante que o monitor não esteja a cima do nível dos olhos e o ideal é colocá-lo ligeiramente a baixo desse plano.
4. MONITOR
Não é obrigatório o uso de um monitor plano no entanto, muitas pessoas sentem-se mais confortáveis com este tipo de tecnologia. É importante que o monitor não esteja a cima do nível dos olhos e o ideal é colocá-lo ligeiramente a baixo desse plano.
Evite usar um fundo que não contraste com o que está a ler ou escrever. Um fundo branco com letra preta é o contraste ideal.
5. SECURA OCULAR
É hoje sabido que a leitura prolongada, usando ou não computador, ou assistir televisão por muito tempo leva a uma secura ocular transitória. A secura ocular leva ao desconforto ocular, diminuição da “capacidade” visual e até a um lacrimejo reactivo descontrolado. O médico oftalmologista poderá ajudar neste aspecto e a solução pode passar pela utilização das chamadas “lágrimas artificiais”.
6. OLHOS SAUDÁVEIS
Não adianta cumprir todos os conselhos anteriormente dados se os olhos sofreram de doenças que não estão corrigidas. Entre as inúmeras doenças que infelizmente podem afectar a visão vou destacar três pelo facto de serem muito comuns e poderem ser tratadas:
A AMETROPIA: Por outras palavras, ver mal por ter miopia ou astigmatismo ou hipermetropia. Estas situações devem ser compensadas com a utilização
...