O Homem E A Sociedade
Ensaios: O Homem E A Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gileila • 29/3/2014 • 285 Palavras (2 Páginas) • 708 Visualizações
Homem e Sociedade
Questão 1: Com base nas relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta sobre a humanidade, com base em preconceitos.
A)A Bioética tem por finalidade estimular as intolerâncias.
B)Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano.
C)O conceito de raça envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
D)É possível o diálogo entre antropologia e biologia - especialmente com o darwinismo - e é bastante produtivo.
E)Não pode haver mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.
Questão 2: Originalmente, toda sociedade é etnocêntrica. Então, como consequência, temos que:
A)não há “vigilância” no convívio social, pois podemos observar como as pessoas aceitam as atitudes e comportamentos dos outros todo o tempo.
B)frases como: “mas também, mereceu!”, “fulano é muito fofoqueiro”, “eu não faria isso”, “você pode me explicar por que fez isso?”, entre tantas outras, são formas pelas quais indivíduos demonstram a necessidade da participação de todos, de alguma forma, no conjunto de valores e na linha da aceitação irrestrita da conduta dos membros da coletividade, como uma melhor maneira de conviver e de manter vivos os padrões culturais.
C)os que não seguem as normas e os valores são premiados pela criatividade e pela liberdade com que transformam sua cultura.
D)normas e valores sociais têm apenas caráter preditivo, inspirador das ações, não sendo importantes no dia a dia das comunidades.
E)as normas e os valores precisam ser mantidos e, para isso, há uma espécie de “vigilância”, com diversos níveis, criados pela sociedade para zelar pelo seu cumprimento e punir quem não se comporta “adequadamente”. Como exemplo de vigilância, temos escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. Exemplos de níveis de “vigilância”: institucional e convívio social.
...