O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: Fátima Inácio • 14/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.944 Palavras (12 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
MARIA DO P. SOCORRO N. DE BARROS – RA: 299642
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
SERRA TALHADA – PE
2013
MARIA DO P. SOCORRO N. DE BARROS – RA: 299642
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
[pic 2]
SERRA TALHADA – PE
2013
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1.1 Identificação do Campo:
-Nome da organização: Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE
Unidade Acadêmica de Serra Talhada-UAST
-Endereço completo: Fazenda Saco s/n
-Telefone: (87) 3929-3214 ramal 220
-Site: www.uast.ufrpe.br
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
-Nome da Supervisora: Fábia Castro de A. Maranhão
-Nº do CRESS: 5303/4 Região
-E-mail: fabiamaranhao@hotmail.com
1.3 Descrição geral do campo:
-Histórico da instituição: A Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE) foi instalada, em agosto de 2006, no Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTPPI), Campus avançado da UFRPE, localizado na Fazenda Saco s/n, no Município de Serra Talhada - PE.
-Finalidades: Tem como missão exercer uma ação integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
-Objetivos: Alcançar a qualidade acadêmica, a promoção do desenvolvimento científico e a formação de profissionais/cidadãos com visão técnica, científica, humanística e empreendedora, capaz de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade. Portanto, acreditando que o desenvolvimento humano é proveniente do conhecimento e da educação da sociedade, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região, a UAST visa atender a demanda de conhecimento e trabalho dos municípios do Sertão do Pajeú, no que diz respeito, principalmente, à carência de profissionais qualificados na região.
-Demandas atendidas pela instituição: Alunos, professores e funcionários.
-Principais características da população atendidas pela instituição: Jovens graduandos entre 18 e 29 anos oriundos do município de Serra Talhada e de outras cidades e Estados.
-Estrutura e funcionamento da organização: Direção geral; Direção Administrativa, Coordenação Geral de Cursos, Setor Pessoal, Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde, Núcleo de Engenharia, Biblioteca, Psicologia, Núcleo de Serviço Social, Apoio Didático, Laboratórios de Química e Biologia, Núcleo de Tecnologia da Informação, Coordenações de Cursos (9 Cursos), Núcleo de Mestrado.
-Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição: Servidores Federais: professores e funcionários.
-Parcerias e relações interinstitucionais: IPA; Prefeitura de Serra Talhada; Centro Tecnológico do Pajeú.
1.4 Serviço Social na instituição:
-Origem do Serviço Social na Instituição: O Serviço Social na Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST teve sua inserção no ano de 2008. Está ligado diretamente a Pró Reitoria de Gestão Estudantil – COGEST através do Núcleo de Serviço Social – NSS.
-Estrutura e funcionamento: Sala espaçosa, mesa de reunião com 6 cadeiras,dois armários, quatro computadores com acesso a internet,telefone,impressora.scanner,material de escritório completo,uma cozinha,Recursos Humanos, uma Assistente Social e um Assistente Administrativo.
-População atendida: Estudantes em situação de vulnerabilidade social. São atendidos, em média, cerca de 200 estudantes por semestre.
-Objetivo do Serviço Social na Instituição: Gerenciar a Política de Assistência Estudantil na Unidade; Planejar, coordenar e avaliar planos, programas, projetos sociais de extensão; prestar serviços aos estudantes, servidores, famílias, comunidades; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes; Planejar e realizar eventos educativos e sociais que favoreçam uma maior integração da comunidade Universitária (Gincanas Universitárias, Natal Solidário).
-Conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da prática: Novas atribuições e competências do Assistente Social, Gestão de Políticas Públicas; Serviço Social na Educação; Política de Nacional da Educação; Política Nacional de Assistência Estudantil-PNAES; Elaboração e Avaliação de Projetos de Extensão Universitária;
Profissional na Instituição: 01 Assistente Social.
-Demandas do Serviço Social: Discentes que se encontram com dificuldades socioeconômicas em se manter na Universidade.
-Recursos financeiros/materiais disponíveis para o Serviço Social: carro; diárias; passagens.
-Instrumental técnico utilizado pelo serviço Social: Documentação; Reuniões; Observação; Entrevista Social; Visitas Domiciliares; Acompanhamento Social; Encaminhamentos; Registros; Parecer Social; Relatórios.
-Desafios e perspectivas para o Serviço Social na Instituição: O Assistente Social inserido na política de educação constitui uma nova forma de atuação profissional, sua importância confirma-se na hipótese de que há verdadeiramente a necessidade deste profissional nesta política, pois no cotidiano acadêmico enfrentam-se complexas questões sociais. Por ser recente a inserção do Assistente Social na UFRPE (somos ao todo 6 (seis) profissionais distribuídos nas 3 unidades de ensino - Recife, Garanhuns e Serra Talhada), deparamos com inúmeros desafios: a atuação profissional no meio acadêmico; o cumprimento de suas atribuições específicas do Serviço Social; reconhecimento de sua importância para o alcance do objetivo da Universidade(ensino, pesquisa e extensão); novas demandas para o Serviço Social. Especificamente na UAST o Serviço Social, através do desenvolvimento de suas atribuições com um perfil de novo profissional (mais propositor do que meramente executor), vem conseguindo uma valorização e reconhecimento do seu papel diante de um “mundo” prioritariamente acadêmico, de disputas de poderes. Ainda tem muito que fazer principalmente no que se diz respeito à divulgação do trabalho e da importância deste profissional na Unidade, tanto para comunidade acadêmica da UAST e seus familiares, como também para as instituições públicas e privadas do município de Serra Talhada.
...