O Relatório de Estágio
Por: Eronice Rocha • 2/9/2021 • Trabalho acadêmico • 6.747 Palavras (27 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
IRAMAR RODRIGUES DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO I
[pic 3]
GOIÂNIA 2021
IRAMAR RODRIGUES DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO I
Trabalho de estágio curricular obrigatório I em Serviço Social. Apresentado a Universidade Pitágoras Unopar, sob orientação da Profes- sora, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de estágio em Serviço Social.
Orientadora: Valquiria Aparecida Dias Caprioli
GOIÂNIA 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA...........5
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.............................................................5
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL................................................................7
2- OBJETIVO INSTITUCIONAL...........................................................................8
2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS...........................................9
2.2 POLITICA SOCIAL......................................................................................13
2.3 RECURSOS FINANCEIROS.......................................................................14
3 - ÂMBITO INSTITUCIONAL............................................................................15
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO......................................................15
3.2 PROCESSO DECISÓRIO...........................................................................17
3.3 RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO........................17
3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO.........................................................18
3.5 COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL..........................................18
3.6 RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS..............................................................................................19
3.7 DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICO....................................................................20
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................21
REFERÊNCIAS.................................................................................................23
INTRODUÇÃO
A partir da leitura e analise do plano de estágio foi possível perceber a importância do estágio em serviço social para formação profissional dos (as) alunos (as) no curso de Serviço Social.
No vídeo graduação em Serviço Social aborda a questão da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) na luta pela formação de quallidade no Serviço Social tanto na graduação como na pós-graduação, na graduação destaca-se dois fatores: Diretrizes Curriculares e a Politica Nacional de Estágio. A proposta das Diretrizes Curriculares da ABEPSS leva para uma formação de um profissional com a capacitação teórica-metodológica, ética-política e técnico-operativa. Levando em consideração as particularidades da constituição e o desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social na realidade brasileira. Já a Politica Nacional de Estágio (PNE) tem o objetivo de orientar os estágios supervisionados em Serviço Social na busca por uma educação de qualidade. Buscando formação profissional na articulação entre o ensino, pesquisa e extensão.
Na Resolução N°533, de 29 de setembro de 2008 fala de regulamentação da supervisão direta de estágio no Serviço Social, busca contribuir para que o estagiário venha desempenhar o seu papel em locais apropriados e com presença do assistente social. E busca a compreensão da dependência entre a formação profissional e exercício profissional, uniformizar as relações diretas, sistemática e continua entre as instituições de ensino, dos campos de estágios e do Conselho Regional de Serviços Social.
Já a lei N°8.662/93, no artigo 4° fala a respeito das competências do Assistente Social, onde o inciso IV foi vetado; já no artigo 5° fala das atribuições privativas do Assistente Social e no artigo 5°-A fala da duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais. Que foi incluido pela Lei n° 12.317, de 2010.
A partir das leituras dos materiais indicados para o desenvolvimento e entendimento do serviço social, foi fundamental na escolha da instituição para o desenvolvimento da caracterização. Pesquisei e identifiqueidiversas instituições que atua com relevância na população goiana. E optei pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
A APAE Goiânia foi fundada em 1969 e é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que atua na defesa e garantia de direitos, na prevenção e no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências (deficiências múltiplas). Localizada no endereço: R.255, n. 628, Setor Coimbra – Goiânia Go CEP:74.533-150.
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.
Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.
...