O TESTOR ACADÊMICO
Tese: O TESTOR ACADÊMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimabrito2014 • 14/6/2014 • Tese • 940 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
2. ENSAIO ACADÊMICO
Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedorismo era inato, que e um empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Pessoas sem essas características eram desencorajadas a empreender. Como já se viu isso é um mito. Hoje em dia, esse discurso mudou e, cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negocio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia a dia de seu empreendimento. O processo empreendedor pode acontecer de maneira planejada ou por um simples acaso. Segundo (DORNELAS,2008) existem varias explicações para que a decisão de uma atividade empreendedora aconteça : Variáveis externas (sócios econômica, entre outras) e aptidão pessoal, ou as duas juntas, são fatores críticos para o surgimento e o crescimento de uma empresa. De maneira geral tem-se primeiramente, de haver a intenção e o sonho de um profissional querer trabalhar e se especializar em determinada área do conhecimento. A verificação/aparecimento de uma oportunidade gera o estimulo, avaliam-se os riscos (incertezas) e retornos de oportunidade; o conhecimento e habilidade, somados a oportunidade, materializam o sonho e a ideia de decisão de ir em frente, desenvolvimento do plano de negócios, busca por recursos próprios ou de terceiros e a administração/gestão da empresa criada.
Segundo pesquisas, índice de mortalidade das micros e pequenas empresa no pais tem diminuído devido ao zeloso trabalho de entidades que estão auxiliando os pequenos empreendedores na “lida” administrativa/gestão do negocio. Considerando as abordagens de a administração no transcorrer do século XX, tem-se que as organizações e os pesquisadores da área sempre procuraram estudar e entender os fenômenos e movimentos característicos a sua época, procurando, principalmente, solucionar problemas tais como: racionalização e padronização do trabalho, melhorar a relação entre capital e trabalho do operário, melhoria de eficiência e eficácia no trabalho, melhorar a relação entre capital e trabalho (mão de obra), entre outros. Todos contribuíram sobremaneira ao desenvolvimento das organizações, da teoria administrativa e da economia, mas é crucial destacar que o trabalhador sempre sofreu pelos mando e desmandos de empresários e administradores despreparados ou sedentos por lucros e poder. Por isso, ter o seu próprio negocio sempre foi o sonho de consumo de grande parte das pessoas/profissionais.
Algumas características dos empreendedores de sucesso podem ser desenvolvidas e, com certeza surtirão um efeito muito interessante, a saber:
-O empreendedor de sucesso busca incessantemente informações- lê muito sobre os mais variados temas, utilizando varias fontes (mídia, imprensa, televisão, radio, internet, entre outro).
-Conversam com varias pessoas sobre os mais variados assuntos.
-O empreendedor deve ser curioso, perspicaz e aberto a novos conceitos e movimentos.
-Manter uma rede de relacionamentos bastante grande.
A importância da diferenciação entre ideia e oportunidade: uma boa ideia se não analisada, questionada, estudada e viabilizada se tornara apenas um sonho que não se realiza, pois o que importa mesmo é todo o trabalho de verificar, mercadologicamente falando, a viabilidade da proposta. O empreendedor tem de conhecer o ramo/setor de atividade do negocio que esta aventando abrir seu empreendimento. Não adianta querer faturar rios de dinheiro se não conhece nada da atividade. Existe um roteiro básico
...