O Trabalho e o Seu Papel nas Questões Sociais e de Gênero.
Por: CleideCSB • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Polo: CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
Curso: Serviço Social
Disciplina: REFERENCIAIS DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Tutor: Regina Bonança
Aluna: Cleide Barbosa
RGM: 15586308
AP II - As Tendências Teórico-Metodológicas da Profissão
Estabeleça relações entre os aspectos abordados na música Construção que consiste na narrativa do dia de um trabalhador, considerando: as ideias sobre como o ser social é caracterizado.
Um mesmo fato narrados de três visões cotidianas. Esta musica retrata nada mais nada menos o valor que a vida de um trabalhador comum tem para a sociedade; ele sai de casa para trabalhar e não volta, e a sua morte ainda atrapalha o dia a dia dos capitalistas.
Um operário, no berço da sociedade capitalista, principalmente após a reestruturação produtiva advinda da revolução industrial. Sair de casa para o trabalho como se estivesse se preparando para a morte. Trabalho alienado, explorado, insalubre, onde homens são tudo, menos seres humanos que precisam ser respeitados e valorizados e precisam de condições dignas de trabalho - características não reconhecidas pelas indústrias empregadoras que continuam a explorar pessoas em nome do lucro. Retrata um trabalhador invisível para a sociedade, trabalhador que não é reconhecido, é apenas mais uma mercadoria "Morreu na contramão atrapalhando o sábado". Mostra a vida do trabalhador, diante de uma situação de precariedade e que ao passar do tempo ele vai ficando cada vez mais alienado e que já não se reconhece enquanto ser humano "Amou daquela vez como se fosse máquina". Em um breve resumo, essa música conta a vida da classe que vive do trabalho, porque desde o desenvolvimento da sociedade capitalista até os dias de hoje temos situações como a retratada na música, embora elas sejam mascaradas.
...