TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O bacharelato em vários países

Pesquisas Acadêmicas: O bacharelato em vários países. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

Searchtool.svg

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde agosto de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Evolução acadêmica

Educação pré-escolar

Infantário

Jardim de infância

Educação extraescolar

__________________________________

Ensino básico

Ensino primário / Ensino fundamental

Ensino secundário

Ensino médio

Ensino técnico

__________________________________

Ensino superior

Curso Sequencial

Graduação

Bacharelado

Licenciatura

Tecnologia

__________________________________

Pós-graduação

Lato sensu

Especialização

MBA

Stricto sensu

Mestrado

Doutorado (LLD, PhD)

Doutorado direto

Honoris causa

__________________________________

Pós-doutorado

Habilitação

Livre-docência

Notório Saber

__________________________________

Outros termos:

diploma

grau acadêmico

grau terminal

O bacharelado ou bacharelato é um grau académico com diferentes caraterísticas conforme a época e o país. O titular de um bacharelato é designado "bacharel(a)".1

Tradicionalmente, até ao século XIX, o grau de bacharel era concedido aos estudantes que concluíam com aproveitamento todas as cadeiras de um curso superior numa universidade. Para obterem o grau seguinte - o de licenciado - necessitavam de apresentar e defender uma tese com sucesso.

Hoje em dia, na maioria dos países onde existe, o bacharelato corresponde ao grau obtido após a conclusão com sucesso do primeiro ciclo ou etapa de um curso do ensino superior. Em outros países, contudo corresponde apenas ao diploma de conclusão do ensino secundário de graduação - oficial e que dará possibilidades de continuar o curso universitário.

Índice

1 O bacharelato em vários países

1.1 Brasil

1.1.1 Biblioteconomia

1.1.2 Contabilidade

1.1.3 Direito

1.1.4 Interdisciplinar

1.2 França

1.3 Portugal

2 Ver também

3 Referências

O bacharelato em vários países

Brasil

No Brasil, o grau de bacharel é conferido no nível de graduação na maioria das áreas do conhecimento humano, incluindo Ciências Exatas (Engenharia, Matemática, Estatística, etc.), Ciências Humanas (Letras, Filosofia, História, Psicologia, etc.), Ciências Sociais Aplicadas (Direito, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Gestão da Informação, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, etc.), Ciências da Saúde (Educação Física, Farmácia, Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, etc.), Ciências Náuticas (Náutica ou Máquinas) e Ciências da Terra (Geografia, Oceanografia, Geologia, etc.) São obtidos normalmente em cursos superiores que podem durar de três a seis anos, com extensões de mais anos com Especializações, Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados. Alguns cursos oferecem duas ou mais habilitações, como na Licenciatura e o bacharelado propriamente dito, o que varia de instituição para instituição. Por esse motivo, alguns duram de nove a dez semestres letivos em média, com cursos de férias que aceleram à formatura. Podem ser oferecidos em faculdades isoladas, centros universitários e grandes universidades (mais de dois centros universitários).

É importante diferenciar cursos profissionalizantes restritos a uma determinada profissão aos demais cursos superiores universitários e geral. Estes profissionalizantes e restritos a uma determinada profissão, oferecem título de atuação profissional geralmente vinculados aos seus respectivos conselhos profissionais e são ministrados por faculdades isoladas, centros universitários e grandes universidades vinculadas ao MEC.

De forma geral os cursos universitários preparam as pessoas para atuarem profissionalmente em diversas áreas de atuação, sem a necessidade de registro em determinado conselho profissionalizante. Sendo necessário os cursos técnicos terem autorização do MEC para serem válidos em determinada profissionalização ou reconhecido pelas Empresas em que atua profissionalmente.

No Brasil atualmente existem em torno de 2.359 universidades que oferecem cursos de para bacharelado2 .

Biblioteconomia

No Brasil, a profissão do bibliotecário é regulamentada pelas leis n° 9.674, de 26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com