O conceito de direção
Seminário: O conceito de direção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alabian • 2/6/2014 • Seminário • 351 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
Conceito de direção
A direção é a função que envolve a maior interação humana. Ocorre em todos os níveis da empresa e esta relacionada ao planejamento, à organização e ao controle.
Esta envolvida diretamente com comunicação, liderança e motivação, e envolve orientação, assistência e a execução.
Pode-se afirmar que dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los.
Segundo Chiavenato (1995, p. 234), “é a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”.
Conforme Fayol, o trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica.
Podemos dizer que existe quatro tipos de sistemas diferentes que dependera das condições internas e externas da empresa conforme Likkert.
Sistema 1 – autoritário-coercitivo é um sistema que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa.
Sistema 2 – autoritário-benevolente é um sistema administrativo autoritário, porém mais suave do que o sistema 1. É um sistema 1 mais condescente e menos rígido.
Sistema 3 – consultivo é um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo.
Sistema 4 – participativo este é o sistema que o grupo escolheu, por ser democrático por excelência e mais aberto do que todos os outros sistemas.
As decisões são totalmente delegadas nos níveis organizacionais, embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados. A comunicação tem que fluir em todos os sentidos, e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, que torna flexível e eficaz.
O trabalho é totalmente realizado em equipes. A formação de grupos espontâneos é importante para o efetivo relacionamento entre as pessoas.
Relações interpessoais baseiam-se na confiança mutua entre as pessoas dentro da empresa e que trás também uma ênfase na recompensas, recompensas simbólicas e sociais, não se trata de recompensas materiais ou salários e que trata raras punições dentro do sistema proposto que sempre são definidos pelo grupo inserido.
...