O processo de socialização
Resenha: O processo de socialização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleidese • 25/8/2013 • Resenha • 395 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
O processo de socialização, aprendizado pelo qual o ser humano desde sua existência passa a fazer parte de um ciclo, ao qual irá adquirir conceitos e funcionalidades, apresentando características particulares relacionada a um grupo específico da sociedade. A socialização de um indivíduo ocorre por toda a sua vida, de maneira com que ao adquirir novos conhecimentos, o mesmo tende a criar conceitos, pensamentos, sentimentos, atitudes. Um ser humano que adquirir conhecimento e o amplia, também o compartilha com o grupo ao qual faz parte. Portanto o processo de socialização é o compartilhamento de aprendizagem do conhecimento, informação, cultura dos diferentes indivíduos de uma sociedade.
Em um processo de socialização identificamos os agentes de socialização, sendo: A família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referências.
Como principal agente de socialização, a família passa a fazer parte da vida de um indivíduo a partir do momento em que o mesmo nasce. Seus conhecimentos e descobertas sobre o mundo é adquirido através dos pais, que apresentam aos filhos a socialização ao que estão inseridos
Com o passar do tempo e na busca de novos conhecimentos outro agente se torna importante na vida de um indivíduo que é a escola. A escola se torna o conhecimento do “ novo”, das diferenças, a existência de um mundo novo, novos ambientes, novas pessoas, outra comunicação “um mundo a se descobrir”. A convivência com outras culturas, normas, regras, uma sociedade que exige atitude e postura diferentes da existente no âmbito familiar.
Utilizando- se de experiências por mim (Cleide Schmidt) vividas, em termos familiares. Quando criança nossa família era formada de pai, mãe e eu, portanto ao me encontrar em idade escolar me deparei com um mundo totalmente diferente do que eu estava inserida até dado momento. Pessoas diferentes, outra educação, uma troca gigantesca de informação.
Hoje aos 22 anos de idade, tudo o que eu aprendi com minha família ( principalmente educação), fazem com que meus relacionamentos com outras pessoas seja no ambiente de trabalho, faculdade, roda de amigos, consigo me destacar aos demais pelo pulso firme e atitude com o qual desenvolvo minha vida.
Portanto a socialização é a troca de informação, aperfeiçoamento e o conhecimento passado adiante.
...