O que é o determinismo biológico?
Tese: O que é o determinismo biológico?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tomasribas91 • 3/6/2014 • Tese • 889 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
O que é determinismo biológico?
Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenosemque tome parte.
O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer e não poderia fazer outra coisa; a deter-minação de seus atos pertence à força de certas causas, externas e internas. É a principal base do conhecimento científico da Natureza, porque afirma a existência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais: o que acontece não poderia deixar de acon-tecer porque está ligado a causas anteriores. Os mundos físico e biológico são, pois, regidos pelodeterminismo.
Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qual-quer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado
Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães tem mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.
No sentido científico, o determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambien-te define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possí-vel explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceri-am na interação natureza/homem. Mas, como esse tipo de pensamento já existe desde a Anti-guidade Clássica, o mais correto é designá-lo pela expressão determinismo ambiental, posto que a geografia só se constituísse como ciência no século XIX.
Diferença entre determinismo geográfico e determinis-mo biológico?
No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico". Mas a verdade é que esses seguidores simplificaram e exageraram a visão de Ratzel sobre as influências do ambiente sobre a história até o ponto de distorcê-la.
Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte.
O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer e não poderia fazer outra coisa; a deter-minação de seus atos pertence à força de certas causas, externas e internas. É a principal base do conhecimento científico da Natureza, porque afirma a existência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais: o que acontece não poderia deixar de acon-tecer porque está ligado a causas anteriores. Os mundos físico e biológico são, pois, regidos pelo determinismo.
Não existe correlação significativa
...