OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Por: Evanilson Gonçalves • 24/4/2016 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 756 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
EVANILSON GONÇALVES DA SILVA – RA 1401208
JOCICLÉA DA SILVA SOARES – RA 1402620
ANA MEDEIROS DOS SANTOS SILVA – RA 1409482
POLO
CAJAZEIRAS-PB
2014
OBJETIVOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
O assistente social é o profissional que tem por objeto de trabalho a "Questão Social" e suas diversas expressões, visando diminuir as diferenças sociais e promovendo o exercício pleno da cidadania, utilizando-se de teorias de comportamento humano e de organização social.
IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos:
“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”.
Suas ações têm, por base, valores éticos, e seus princípios são baseados no respeito as diferenças e a dignidade da pessoa humana, sem distinção de raça, cor, religião, sexo ou classe social, visando a defesa da liberdade, da igualdade, da justiça social e da cidadania, dessa forma promove o ser humano e o insere na sociedade em que vive, tornando-o um membro ativo, através da distribuição de benefícios que visam minimizar a fome e combater a desigualdade social e as situações de violência, de opressão, de pobreza e de desemprego.
O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de homens, mulheres, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cria campanhas, analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso as políticas sociais, como saúde, educação, justiça, previdência social, moradia, assistência social e cultural, bem como intervém na abordagem de problemáticas sociais relacionadas a direitos humanos, meio ambiente, violências sociais, abandono de pessoas, deficiência, vícios, marginalidade, pobreza, discriminação, entre vários outros itens, e para isso, o profissional utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
Além disso o trabalhador social atua no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo (CREAS, CRAS, Bolsa Família, entre outros), bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, Organizações Não Governamentais (ONG) e movimentos sociais.
O profissional formado na área tem um leque de opções nas quais pode atuar, tais como:
- Redes de serviços sociais do governo
- Hospitais
- Escolas/Creches
- Centros de convivência
- Administrações municipais, estaduais, federais e privadas.
- Serviço de proteção judiciária
- Conselhos de direito e gestão
- Movimentos sociais
A formação do assistente social é desenvolvida a partir de ideias de humanismo e democracia, portanto, comprometida com valores, construída como projeto ético-político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, buscando sempre o bem estar coletivo e para a contribuição de uma sociedade que supere a questão social como matéria de trabalho, a fim de se conquistar uma sociedade mais justa e igualitária.
...