Objetivos Do Assistente Social
Casos: Objetivos Do Assistente Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josevn • 10/11/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 940 Visualizações
Objetivos do Assistente Social
A profissão de Assistente Social deu início no final do século XIX, com o aparecimento de classes sociais, a classe dominante que era a burguesia necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária; com o objetivo de controlar os proletários; não sabendo o real valor do serviço social. A evolução do serviço social passou por três grandes momentos que foi a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942 trazendo com ela o SENAI, SENAC e CLT; logo depois foram fundados mais dois órgãos o SESI e SESC em 1946, tendo termino a renovação do serviço social na década de 1960.
Com essas mudanças no país a profissão foi valorizada com seus princípios Fundamentais; aumento e consolidação da cidadania, proteção da democracia, empenho na eliminação de todas os preconceitos incentivando o respeito à diversidade, garantia ao respeito de grupo de profissionais, articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores, compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero,etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física.
A profissão de Serviço Social tem a ação de intervir no processo sócio-político busca diminuir as desigualdades sociais. É uma profissão qualificada com competência de nível superior, atua através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Tendo como campo de atuação profissional orientando familiares sobre direito e deveres, legislações e recursos, coordenar programas sociais, com campo de atuação profissional podem ser citados avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa dos direitos humanos e a justiça social. O serviço social pode ser equipamentos da rede de organizações públicas, empresas privadas não governamentais, com hospitais, escolas, creches, clínicas, administrações municipais, estaduais e federais.
Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Reconhecendo determinantes estruturais e dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.
Referência:
http://explicatudo.com/o-que-faz-um-assistente- social#ixzz2wvbrmgs8
...