Ondas De Choque Ou Impacto
Casos: Ondas De Choque Ou Impacto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xhaxha • 27/10/2014 • 893 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
Oque são ondas de choque ou de impactos: A onda de choque (ou onda de impacto) é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido).As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local, este aumento leva uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.
Ação: em Apesar de resultados extremamente favoráveis até o momento, o mecanismo exato de funcionamento das ondas de choque no organismo não são totalmente conhecidos. Porém espera-se que os princípios físicos abaixo sejam obtidos pela terapia:
- ação mecânica: causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local;
- ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor;
- ação vascular: provocar uma congestão vascular e neoformação de vaso.
Indicações: A terapia por ondas de choque, assim como qualquer abordagem terapêutica, deve ser indicada pelo médico e ou fisioterapeuta e normalmente obtém excelentes resultados para inflamações crônicas dos tendões, calcificação no ponto de inserção dos músculos e ou tendões e fraturas com retardo ou não da união óssea.
Entre os problemas mais comuns tratados pela onda de choque em atletas estão: o esporão de calcâneo, tendinites calcificação de ombros, tendinites de cotovelo e outras que ainda não foram solucionadas pelos tratamentos habituais, inflamações aponeurose plantar ( fascine plantar)etc.
Tratamento: As ondas de choque são ondas acústicas de alta energia, geradas por uma tecnologia diferenciada. Essas ondas são focadas somente na região da dor crônica a ser tratada, fazendo com que haja um aumento da irrigação de sangue no local e a quebra dos depósitos calcificados. Normalmente são efetuadas algumas seções
:-são realizadas de 03 a05 sessões, com intervalo semanal entre elas e duração de não mais de 30 minutos, já considerando as reavaliações pertinentes.
-não é necessária nenhuma forma de anestesia.
-inicia –se a terapia com níveis mais baixos de energia, os quais bloqueiam os receptores de dor, possibilitando o aumento gradativo da energia aplicada. O paciente relata um desconforto tolerável durante as sessões.
-No tratamento da celulite e infidema não há dor relacionada ao tratamento.
Imediatamente após cada sessão, há uma diminuição importante da dor no local tratado(lesões ortopédicas dolorosas)devido a um efeito analgésico momentâneo.
-o paciente pode voltar as suas atividades de trabalho e lazer sem limitações, apenas deve evitar exercícios vigorosos durante o treinamento (no caso de lesões ortopédicas).Não há restrições no tratamento estético. Não é permitido o uso de antibióticos no período do tratamento.
ondas de choque na ortopedia: Partir da década de 90 o avanço tecnológico representado pelo tratamento por ondas de choque atingiu a ortopedia e caminha para se consolidar como uma excepcional alternativa de tratamento, principalmente nos casos mais resistentes.
A ideia do uso do tratamento por ondas de choque para doenças ortopédicas é ainda mais ambiciosa que na urologia. É estimular o processo de cura biológica em tendões, tecidos circunvizinhos e ossos (na urologia se utilizam as ondas de choque apenas para desintegração de cálculos renais). As diferenças, além dos objetivos biológicos, estão na intensidade e na focalização das ondas de choque.
Apesar dos
...