Orçamento de gestão e negócios
Projeto de pesquisa: Orçamento de gestão e negócios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EliiSouza • 13/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 223 Visualizações
Introdução
No trabalho que será apresentado serão abordados dez assuntos específicos. São eles: Conceito de Orçamento; Orçamento Geral; Orçamento Flexível; Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão; As questões tributárias para o orçamento; Isenção e imunidade tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; A comparação do orçado o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.
O propósito deste é esclarecer e colocar em pratica as teorias que nos foram apresentadas em sala de aula.
Será feito uma breve conceituação de cada item, buscando entendimento mais profundo de cada um deles.
A Gestão Empresarial em uma empresa é fundamental para a administração empresarial para saber os lucros e despesas que uma empresa possui ,entre elas englobam vário aspectos importantes e indispensáveis para o bom funcionamento da entidade
Gestão e Orçamento Empresarial
O Orçamento e a gestão empresarial são indispensáveis em uma entidade para a administração empresarial.
Conceito de Orçamento: Expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico; Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.
Dentre um dos principais quesitos desse programa temos o Conceito de orçamento que é um projeto que tem detalhes de resultados de um programa de recuperação, que é em base de uma eficiência razoável que depende da interpretação da diretiva política que afirma que um projeto não deve ser confundido com um orçamento,enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
O Conceito de orçamento possui vários usos, que geralmente está ligado a finanças e a economia.
O orçamento é uma quantidade de dinheiro que será destinada para certas despesas de uma entidade.
Existem tipos de orçamento entre eles estão o Orçamento Geral e o Orçamento flexível.
O orçamento geral é uma previsão de receitas e despesas durante um ano da entidade que
Engloba o montante e a discriminação das despesas a efetuar, bem como a forma de cobri-las. Inclui ainda a autorização concedida à Administração Financeira para cobrar receitas e realizar despesas.
Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade e permite uma análise mais completa das variações, esse orçamento surgiu para solucionar o problema do orçamento estático que admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas.
A base de elaboração do orçamento flexível é a separação perfeita entre custos fixos e custos variáveis.
Podemos considerar o Orçamento indispensável e muito positivo em uma gestão ao bom desenvolvimento que foi planejado,pois permite aprimorar o processo do planejamento,pois pode controlar suas despesas,controlando assim sua situação financeira.O orçamento também pode identificar problemas,que se transformam em desvios do planejado,coma finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência outro ponto positivo do orçamento é fazer com que os resultados obtido na realização das operações se aproximem ao máximo possível dos resultados esperados.
É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como
É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias conseqüências como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.
Isenção não é a vedação,mais sim uma dispensa legal do pagamento do tributo ou seja não impede a instituição do tributo sobre os fatos previstos na norma isentiva ,assim expressa por previsão legal que tem como ocorrência o fato gerador e consequentemente disso a obrigação tributária.
Imunidade é uma vedação constitucional destinadas a unidades políticas que detêm a competência tributária, ou seja, é uma forma de não incidência do tributo de tributar determinadas pessoas ,seja pela natureza jurídica que possuem,pela atividade que desempenham ou ligada por determinados fatos, bens ou situações.
O balanço Patrimonial é uma demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativamente e quantitativamente, numa determinada data toda a situação patrimonial e financeira de uma entidade empresarial. O Balanço Patrimonial é constituído pelo ativo: bens e direitos que geram beneficio a empresa
Passivo: que são as obrigações de pagamento que a empresa tem a cumprir para com terceiros que exigirão ativos para a quitação.
Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão.
Exemplo de balanço Patrimonial:
Demonstração do resultado do exercício também conhecido como DRE : tem como objetivo apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período,normalmente de doze meses,deve conter:
a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e
b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
MODELO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas
...