TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS ORIENTATIVOS DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS EFECTIVOS

Projeto de pesquisa: PRINCÍPIOS ORIENTATIVOS DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS EFECTIVOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar os conceitos básicos da contabilidade de custos, seus métodos de custeio e análise e controle de custos.

A contabilidade de custos tem como seu objeto atribuir o melhor método de custeio e levantar o gasto do produto ou serviço vendido. Ela foi desenvolvida para fornecer informações competentes para um gerenciamento de alta capacidade de gestão, além de cumprir uma exigência fiscal.

É um valioso instrumento de gestão, pois possibilita gerenciar e atribuir decisões coerentes e eficazes a diversas entidades. A contabilidade de custos como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque e dos seus bens produzidos.

Um controle mais eficaz do financeiro dos ativos relacionados com a produção e o estoque, representados pela aquisição, fabricação e manutenção desses estoques. Na competitividade de vendas que vivemos hoje em dia, a redução de custos é considerada fundamental.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1: Passo 2

CAPÍTULO 1: DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTO EFICAZ.

1) As diretrizes mais importantes.

Um sistema de controle de custos é definido como um conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa pelo acompanhamento de seus gastos.

O processo de implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente, é preciso observar algumas características básicas.

Primeira diretriz: Cada empresa desenvolve seu próprio sistema de controle e analise de custos. Assim como não existem duas pessoas iguais, o mesmo acontece com as empresas, mesmo que pertençam ao mesmo setor e ofereçam os mesmos produtos ou serviços.

Segunda diretriz: Nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa, ou seja, algumas empresas só começam a pensar em ter ou aperfeiçoar seu sistema de controle quando os prejuízos começam vir a tona.

Terceira diretriz: Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido.

Quanto mais complexo um sistema, maior será o custo de implantação envolvido, maior a necessidade de treinamento do pessoal encarregado e ainda maior as possibilidades de erros serem cometidos. A maioria das empresas não necessitam de sistemas de controle complexos.

Quarta diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.

O exausto trabalho de análise das atividades é necessário e envolve, também, outros trabalhos destinados a corrigir erros de interpretação. Mesmo com todo o trabalho que venha a ser feito, nota-se que, muitos detalhes escaparam às revisões preliminares e que novos trabalhos são requeridos.

Quinta diretriz: Cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e análise de custo existente é mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema.

Quando se trata de implantar um sistema de controle e análise de custos em uma empresa que nunca teve nenhum, surge a necessidade de contratar pessoas qualificadas ou de treinar os funcionários da empresa para funções totalmente novas.

Quando se trata de alterar um sistema existente onde as pessoas envolvidas já estavam adaptadas, se torna muito mais complexo.

Sexta diretriz: Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas.

As empresas, normalmente, contratam um consultor externo para criação ou renovação do seu sistema de controle e análise de custos, porém, quando ele deixa a empresa, a mesma dispõe de uma contabilidade e análise de custos, dispõe de formulários de orçamento e de informação à gerência, porém, não tem funcionários aptos a interpretar ou aperfeiçoar esse conjunto de documentos, quadros, demonstrativos e explicações de variações.

Sétima diretriz: Sistemas impraticáveis são inúteis.

O profissional, ao começar a criação de um sistema de controle e análise de custos, deve levar em consideração o que é possível e o que é impossível de ser feito fora do papel, pois isto pode fazer com que seu trabalho se torne inútil.

Oitava diretriz: O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise de custos.

Não se justifica que sistemas sejam desenhados apenas em função das condições presentes. É preciso que tome conta, o futuro da empresa e das condições gerais do mercado.

2) Algumas recomendações importantes para implantação eficiente.

A implantação de um sistema de controle e análise de custos requer um completo entendimento da estrutura da organização, dos processos de produção e também do tipo de informação desejada pela administração.

Um organograma bem definido, é fundamental para o sucesso de um sistema de controle e análise de custos.

O sistema de controle e análise de custos não será satisfatório se não atender os objetivos da administração da empresa.

O sistema de controle e análise de custos deve estar preparado para dar informações para o planejamento futuro do lucro, indicando o comportamento dos custos históricos e separando e controlando os custos fixos e variáveis.

O sistema de controle e análise de custos deve ser preparado atender os seguintes principais tópicos:

• Permitir medidas corretivas imediatas para as deficiências apontadas, ajudando a eliminar desperdícios;

• Apontar onde é necessário realizar melhorias de processo e redução de custos;

• Ajudar na determinação do preço de venda e participar da projeção do custo de produtos e serviços que correspondam às expectativas dos clientes e possam ser oferecidos com lucro;

• Calcular e analisar os custos de produção;

• Comparar os resultados apurados com os objetivos;

• Apurar e analisar os resultados por área,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com