PRODUÇÃO DA LINHA EXTREMA DE REFLEXÃO TOTAL
Seminário: PRODUÇÃO DA LINHA EXTREMA DE REFLEXÃO TOTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jasfim • 22/9/2013 • Seminário • 468 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
PRODUÇÃO DA LINHA EXTREMA DE REFLEXÃO TOTAL.
A superfície do prisma inferior é rugosa e produz uma dispersão da luz quando sai do prisma inferior para o espaço entre os prismas. A direção da luz difundida varia desde paralela à superfície do prisma (Fig. 2 - raios a) até perpendicular. Os raios paralelos são chamados raios limite e têm incidência rasante. Os raios limite formam todos os ângulos possíveis dentro de 360o em relação com qualquer linha de referência na superfície do prisma (Fig.2 - raios a, a’, a’’, etc.)
Os raios a e b na figura 2 passam pelo líquido, pelo prisma superior e são focados no plano das linhas cruzadas pela objetiva (Fig.3). Estamos limitando a discussão a 2 dimensões, porém deve-se ter sempre presente que se trata de um problema em 3 dimensões e que os raios a, a’, a’’, etc., experimentam em seus planos as mesmas refrações que as que consideramos no plano do papel.
REFRAÇÃO MOLAR
A refração molar de uma substância é aproximadamente a soma das refrações dos grupos eletrônicos dentro da substância. A refração molar de NaCl, por exemplo, é a soma das refrações dos íons Na+ e Cl-. Para obter a refração dos íons individuais, a partir dos seus sais, é necessário conhecer pelo menos o valor da refração para um dos íons. A refração do íon fluoreto foi calculada exatamente, a partir da Mecânica Quântica e, usando-se este valor, podemos calcular as refrações dos íons Li+, Na+, etc, a partir da refração dos fluoretos correspondentes.
O mesmo argumento pode ser aplicado a grupos eletrônicos em moléculas covalentes. A refração do metano é atribuída à refração de quatro grupos eletrônicos de ligação, entre os átomos de carbono e hidrogênio.
A contribuição das duplas e triplas ligações à refração é encontrada a partir das refrações de eteno e etileno. Os pares eletrônicos das ligações estão mais fracamente ligados que os da ligação simples. Grupos incluindo oxigênio, mostram que a refração depende do modo de ligação do oxigênio. A refração, que inclui dois pares de elétrons do oxigênio, bem como os pares de elétrons de ligação, é diferente para cetonas, éteres e álcoois.
Para compostos simples, a soma das refrações dos grupos é a refração molar do composto com razoável exatidão. Aparecem algumas dificuldades em compostos com duplas ligações conjugadas que possuem refração maior que a esperada.
R é independente da temperatura ou estado físico e fornece uma medida aproximada do volume total (sem espaços livres) de um mol de moléculas.
Algumas contribuições atômicas e de ligações, determinadas para a raia D do sódio são dadas na tabela abaixo. A refração molar depende do número e natureza dos átomos presentes, e também das características das ligações. Estes valores podem ser usados para comparar a refração molar calculada com a observada, e assim confirmar a estrutura das moléculas.
...