PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "AREAS DE ATUAÇÃO - 7º SEMESTRE"
Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "AREAS DE ATUAÇÃO - 7º SEMESTRE". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicagodoy • 19/5/2014 • 7.501 Palavras (31 Páginas) • 1.921 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“AREAS DE ATUAÇÃO – 7º SEMESTRE”
Campo Novo do Parecis
2014
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“AREAS DE ATUAÇÃO – 7º SEMESTRE”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.
Orientador: Equipe de Professores do 7º Semestre.
Campo Novo do Parecis
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 04
2.1 O OBJETIVO DOS ESTUDOS DAS CIENCIAS ATUARIAIS 04
2.2 AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PROFISSIONAL ATUARIO 06 2.3 A FUNÇÃO E A IMPORTANCIA DE CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA 08
2.4 ORGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUARIO 11 2.5 AS REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO DO PIS E COFINS 12
2.6 ELISÃO E EVASÃO FISCAL 22
2.7 AUDITORIA EXTERNA E INTERNA 23
2.8 A IMPORTANCIA DOS CONTROLES INTERNOS 25
3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 29
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................30
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade estudar e conceituar as diferentes áreas de atuação em que o profissional contábil pode especializar-se. Hoje a contabilidade é uma ciência que fornece todas as informações necessárias para auxiliar os gestores nas suas tomadas de decisões. Porem devido à grande mudança que ocorrem diariamente, é de extrema importância que o profissional contábil esteja sempre muito atualizado e que não se concentre em apenas uma área da contabilidade, pois um bom auditor tem que ser também um bom perito e um excelente conhecedor de todas as normas contábeis vigentes, para que possa assim ajudar as empresas no que for necessário, auxiliando e direcionando a melhor forma que crescer e se manter.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O OBJETIVO DOS ESTUDOS DAS CIENCIAS ATUARIAIS
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão, ela se aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas. No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, as coroas empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.
Desse desafio nasceu, na Inglaterra do final da primeira metade do século XIX a ciência atuarial moderna, destinavam-se as áreas de pensão e aposentadoria, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população. Isso só foi possível com o advento do cálculo da probabilidade de Pascal, no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Assim, foi-se criando a base para o surgimento da "matemática atuarial".
O título de "primeiro atuário da História", entretanto, é atribuído a Domitius Ulpiames, prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas de sua época. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida, pois se interessou pelo assunto e estudou documentos sobre nascimentos e mortes dos romanos. O termo foi "ressuscitado" para batizar a profissão que nascia com a atuação profissional de William Morgan, na Equitable Life. A atuária se desenvolveu principalmente à medida que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Cada vez mais, houve a construção e especialização das tábua de vida, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta fundamentais para o cálculo atuarial em uma época com poucos recursos tecnológicos a disposição. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuários em Bruxelas, no ano de 1895.
No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos
...