PROPRIDADES DA MATERIA
Artigo: PROPRIDADES DA MATERIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: afonsomalace • 26/8/2013 • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
1. Introdução
A matéria possui diversas propriedades que classificam-se em três grandes grupos nomeadamente, propriedades específicas, propriedades gerais e funcionais. As propriedades gerais da matéria são aquelas que podem ser comuns para a mesma substância, ou seja não pode-se distinguir uma dada matéria da outra tendo em conta as suas propriedades gerais.
Dentre essas propriedades gerais, podemos encontrar a massa e o volume. Estas duas propriedades são usadas para medir a matéria. Na presente experiência, pretende-se efectuar a medição destas duas propriedades.
O conhecimento destas propriedades é de extrema importância para as aulas de laboratório de química, uma vez que nestas são preparadas misturas e soluções com base em quantidades de reagentes (ou substâncias) previamente descritos no guião de experiências. Daí que os resultados traçados a quando da realização das experiências só poderão ser alcançadas com sucesso se os parâmetros da tal experiência terem sido devidamente respeitados. E um destes parâmetros tem a ver com a quantidade das substâncias envolvidas em cada experiência.
1.1. Objectivos Geral
- Abordar acerca das propriedades da matéria e desenvolvimento das capacidades no trabalho técnico com instrumentos básicos laboratoriais.
1.2. Objectivos Específicos
- Efectuar a medição de massa e volume da água com base em vários instrumentos;
- Calcular a densidade da água através dos dados obtidos ao longo das medições;
- Comparar os resultados das medições com base nos diferentes instrumentos usados.
2. Fundamentação teórica
2.1. Conceito: massa, volume e densidade
Segundo RUSSEL, a massa de um objecto é uma medida numérica directa da quantidade de matéria do objecto.
Segundo SACKHEIM (1998), o volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo.
Segundo CÉSAR (2010), densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) é a relação entre massa (em gramas) de uma amostra de matéria e o volume (geralmente em cm3) ocupado por esta amostra.
Quando dizemos que um material é mais denso que o outro, significa que, comparando-se volumes iguais de ambos, o mais denso é o que possui maior massa.
A massa e o volume são uma das propriedades da matéria. E estas podem ser medidas, sendo assim consideradas grandezas. Para efeitos de medição são necessários aparelhos e instrumentos especializados. Estas medidas são apresentadas em unidades, algumas delas em sistemas já padronizados internacionalmente (SI).
2.2. Unidades de massa e volume
Segundo FELTRE (2004:21), unidade é uma grandeza escolhida arbitrariamente como padrão. E em ciência são usadas, de preferência, as unidades do chamado Sistema Internacional de Unidades (SI).
Massa
A unidade de massa é o quilograma (kg): um múltiplo usual é a tonelada (1 tonelada = 1.000 kg); um submúltiplo usual é o grama (1 grama = 0,001 kg ou 10-3 kg).
Volume
A unidade de volume é derivada da unidade de comprimento, obtém-se elevando a unidade de comprimento ao cubo. Como veremos abaixo.
Por exemplo: 1 centímetro cúbico (1 cm3).
No caso das medidas de volume também usamos o litro (1 litro = 1.000 cm3) e o mililitro (1 mililitro = 1 cm3 = 0,001 ou 10-3 litros).
2.3. Aparelhos (ou instrumentos) usados para medir a massa e o volume
As medições só são possíveis usando aparelhos (instrumentos) especializados, e para cada grandeza existe seu aparelho (instrumento) específico.
Volume
Segundo NUNES (2008), a técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular).
Para medir volumes de líquidos usam-se diversos instrumentos, consoante o rigor a observar e o volume da amostra.
Para medições rigorosas usam-se pipetas, buretas ou balões volumétricos, enquanto para medições menos rigorosas utilizam-se as provetas.
A técnica a usar na medição do volume de um corpo sólido depende da sua forma: regular ou irregular. Se o corpo for um sólido de forma regular (cubo, esfera, paralelepípedo, pirâmide, etc.) medem-se os comprimentos necessários e aplicam-se as fórmulas que permitem calcular os respectivos volumes.
Massa
Segundo RUSSEL, No laboratório a massa de um objecto é, geralmente, determinada pela comparação da massa do objecto com outro objecto (ou jogo de objectos) de massa conhecida. A balança química ou analítica é comummente utilizada para tal comparação, e na balança química moderna a comparação de massas não é, em geral, visível, pois está oculta no interior da balança e raramente é manipulada.
Segundo FELTRE (2004:22), a medição de massa é feita com base em balanças. Existem vários tipos de balança, dentre as quais podemos destacar: balança romana, balança de dois pratos e balança electrónica.
Devido a sua precisão as balanças electrónicas são as mais usadas no laboratório, devido a precisão de resultados que procura-se determinar.
3. Descrição da experiência
Materiais
3 Tubos de ensaio (secos e limpos), uma balança eléctrica, 1 copo de Becker, uma seringa aferida e uma proveta graduada.
Substâncias
Água (no mínimo 60ml).
Procedimentos
...