PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO
Por: danygomes12 • 26/4/2017 • Projeto de pesquisa • 843 Palavras (4 Páginas) • 886 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
UNIDADE ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO
GOIÁS
2016
DANIELLE GOMES LOPES
PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMILIA (PAIF): TRABALHO SOCIAL COM AS FAMILIAS DA CIDADE DE GOIÁS-GO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Graduação/Serviço Social, da Universidade Federal de Goiás, para fins de avaliação na Disciplina de PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II – 6° período, ministrada pela Professora Silmere Alves Santos.
GOIÁS
2016
Sumário
1- PROBLEBA E HIPOTESE 1
1.1Problema 1
1.2 Hipótese 1
2- OBJETIVOS 2
2.1 Objetivo Geral 2
2.2 Objetivo Específico 2
3- JUSTIFICATIVA 3
4- REFERENCIAL TEÓRICO 4
5 - REFERENCIAS 5
6- METODOLOGIA 6
1- PROBLEBA E HIPOTESE
1.1Problema
Como se dá atuação do assistente social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) na Cidade De GOIÁS-GO?
1.2 Hipótese
O PAIF é realizado através do trabalho social com as famílias e tem a finalidade, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), “de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir com a melhoria de sua qualidade de vida”. Obrigatoriamente o assistente social compõe a equipe de referência da Proteção Social Básica e, portanto, deve trabalhar no desenvolvimento do PAIF. No SUAS, os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social tem por base o território, de acordo com sua complexidade, respeitada a diversidade regional e local.
O trabalho do assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF com famílias requer uma escuta qualificada e cuidadosa, buscando entender as reais demandas dos usuários e as características do território a fim de identificar os pontos de vulnerabilidade, mas também a existência de recursos disponíveis. Cada território é permeado por suas especificidades históricas, culturais e sociais e por isso é necessário um estudo mais aprofundado de suas características para efetivar a atuação profissional.
2- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Analisar a atuação do assistente social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) na Cidade de GOIÁS-GO.
2.2 Objetivo Específico
•. Identificar e apontar as dificuldades do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) relacionadas à atuação do serviço social;
•. Descrever as mudanças sociais nas comunidades carentes, trançando relação com o PAIF.
•. Diagnosticar como está articulado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF.
• Analisar a atuação do assistente social no tocante às dimensões constitutivas do serviço social.
3- JUSTIFICATIVA
O projeto foi realizado por interesse da autora em compreender a atuação do assistente social no PAIF especificamente da cidade de Goiás, pode-se perceber que existem muitas dificuldades atualmente, com relação a esse serviço como: os profissionais do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família tem instrumentos, mas não possui todos os suportes necessários para a atuação com as famílias, é muito complicada a adesão das famílias, o acompanhamento familiar é falho, entre outros.
...