PSICOLOGIA EM SERVIÇO SOCIAL
Por: criscastro • 31/8/2015 • Artigo • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
4º SEMESTRE
Resumo: Tropa de Elite (Brasil, 207) teve grande repercussão entre as diversas camadas da sociedade, ainda que tenha sido estruturado em torno do narrador e principal personagem, o capitão Nascimento nos é apresentado um olhar fortemente auto afirmativo, e, por isso mesmo, controverso,de um policial que se vê como um dos principais personagens de uma guerra urbana em que as divisões entre o mocinho e bandido não são bem claras, e que por ser permanente, cria uma cultura da violência que esta solidamente incluída na sociedade.Propõe-se, neste artigo uma analise do filme Tropa de Elite, onde tem como foco os modos como se constitui a visão de mundo do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e a imagem do outro.
O filme retrata o dia a dia da guerra entre o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), o trafico de drogas e as milícias inseridas em uma favela do Rio de Janeiro/RJ, onde descreve com riqueza de detalhes a violência, a pobreza e ao mesmo tempo muito dinheiro ganhado com o narcotráfico e pagos à equipe de milicianos que recebem para fazer vistas grossas ao crime. Uma luta travada entre policiais honestos e os policiais criminosos.
Palavra Chave: Violência,Bope, Milícias
Abstract: Tropa de Elite ( Brazil , 207 ) had great repercussion among the various strata of society , yet it has been structured around the narrator and main character , Captain Nascimento is presented in a highly self look so, and , therefore, controversial , a cop who sees himself as a main character of an urban war in which the divisions between the cops and robbers are not very clear , and that to be permanent , it creates a culture of violence that included in this solidly society. It is proposed
- if , in this article I analyze one of the film Tropa de Elite , which focuses on the ways it is the worldview of the main character , specifically in how they build their group identity and the image of the other .
The film depicts the everyday war between the BOPE ( Special Police Operations Battalion ) , drug trafficking and militias entered in a favela in Rio de Janeiro / RJ , which describes in great detail the violence , poverty and while a lot of money earned through drug trafficking and the team paid militiamen who get to turn a blind eye to crime . A battle fought between criminals and honest police officers .
Introdução:
1- O que é Cultura?
O significado de cultura remete à comportamentos e conhecimentos cumulativos, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitações, cultura como um fazer tipicamente humano. A cultura não é maior nem menor, não nos faz nem mais nem menos, melhores ou piores a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes. Todos os seres humanos estão submetidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar , andar, pois esse contato leva a socialização.
Cultura também é um sinônimo de sofisticação, de sabedoria, inteligência, de educação, portanto cultura acontece na interação entre os seres humanos com o meio, é algo que não se acaba, é algo que se constrói coletivamente e que está em constante transformação.
A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, da mesma forma que a cultura de que a polícia também se corrompe, e ainda há a segregação racial que vê o negro pobre como um potencial criminoso.
2- Quais são as Manifestações culturais apresentadas no filme? Justificar sua resposta?
Inicialmente festas com músicas de ritmo FUNK , exibição de variadas armas, corrupção e tráfico de drogas faz parte da cultura da favela,traficante mata fogueteiro que aponta (normalmente são crianças ou adolescentes as vítimas) O desejo de obter dinheiro fácil e rápido aliado a falta de melhores perspectivas de vida.O sistema não tem limites e nem tem fronteiras e já faz parte da cultura da polícia por isso policiais honestos são levados a loucura.
Para se entender melhor o que se refere as manifestações culturais tradicionais teremos que entender que elas formam o patrimônio cultural imaterial de um povo como "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural". As manifestações culturais tradicionais são transmitidas oral ou gestualmente, recriadas coletivamente e modificadas ao longo do tempo.
No filme tropa de Elite, temos varias manifestações, e uma delas é relatada com o personagem Baiano, um indivíduo marginalizado, vítima de uma conjuntura social de exclusão, apresentado como um assassino cruel, sem limites morais, que diante do certo e do errado, do bem e do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, sendo incapaz de alcançar alguma compreensão sobre as conseqüências de seus atos; o outro é um indivíduo que se molda aos padrões sociais aceitos – pai de família, trabalhador, mas ao mesmo tempo convive diretamente com uma rotina de violência, sendo ele próprio capaz de muitas barbáries, porém tendo plena consciência de suas atitudes e de seu entorno social, e justamente por isso vivendo atormentado por conflitos pessoais e mergulhado em contradições.
As manifestações culturais não se definem no papel de uma só camada da sociedade, pois a omissão de quem pode dar uma basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade se curvam diante da corrupção ativa e passiva.
Mediante os salários injustos dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados, que se apresentam como policiais ou políticos, mas são verdadeiramente criminosos potencialmente perigosos porque estão escondidos atrás de uma farda ou de um poder que a sociedade outorga, mas vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira de um sistema corrompido há ainda alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença acreditando na justiça, ou ainda o menino pobre que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor, se alia ao sistema da violência que o meio dita e se torna um criminoso, pois é a cultura que ele recebeu desde seu nascimento.
Quando poderia romper com o estigma, romper com os padrões comportamentais e saber que mesmo diante de uma realidade social onde o pobre não tem vez, suas manifestações culturais, são referência, mas não dita quem são e como podem ser o futuro destes garotos desprovidos de uma socialização sadia e eficaz para a construção de um caráter critico e construtivo, podendo refazer seus caminhos e redirecionar sua vida.
...