Pesquisa Social, Políticas Sociais: Politicas de Saúde
Por: Tarciane Maracaípe • 4/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 6.127 Palavras (25 Páginas) • 314 Visualizações
PESQUISA SOCIAL: POLÍTICAS SOCIAIS
Políticas de Saúde e a Intervenção do Serviço Social
Tarciane Maracaípe Mendes
Tutora: Débora do Socorro Pamplona Beltrão
Centro Universitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 0344) – Disciplina: Prática do Modulo VI
07/07/2018
RESUMO
O presente material refere-se a uma pesquisa social, cujo objetivo é de reflexão acerca das Políticas Sociais Brasileiras especificamente no que diz respeito à Política de Saúde, outrossim no intuito de compreender a atuação do Assistente Social nas mesmas, tendo como foco a prática deste profissional e por sua vez a intervenção nas políticas de saúde, analisando o desempenho, avanços e desafios vivenciados. A priori será exibido um breve contexto com relação às politicas sociais bem como a política da saúde, expondo o Serviço Social e sua instrumentalidade, e por sequência a inserção do Assistente Social. Realizou-se uma análise concernindo à atuação do assistente social inserido na política de saúde de que a mesma é definida como uma politica social fundamental para o bem estar social. A metodologia utilizada fora embasada em pesquisas, diversos artigos, livros e sites incontestáveis e em um breve entendimento adquirido nos encontros de classe. Portanto com o desenvolver deste trabalho pode-se apreender uma melhor realidade vivenciada por estes profissionais, favorecendo um amplo grau de conhecimento sobre as politicas sociais. A referida obra foi de grande valia, pois proporcionou uma melhor concepção em relação ao agir profissional do Assistente Social frente aos mais diversos e panorâmicos setores de atuação dentro das Políticas Sociais Brasileiras.
Palavras-chave: Políticas Sociais. Política de Saúde. Assistente Social
1 INTRODUÇÃO
A vigente obra apresenta êxitos de um estudo a respeito das Politicas Sociais do Brasil, enfatizando a intervenção do Serviço Social na Política de Saúde, sucedendo a atuação do assistente social nessa esfera, desvelando o agir profissional, tais como a sua inserção.
A partir de então, interpreta-se as competências e atribuições dos profissionais de serviço social fixados como sujeitos principais no que se refere à garantia de direitos. Neste sentido vale ressaltar que a inserção do Assistente Social no âmbito da saúde está também relacionada à promulgação da Constituição Federal de 1988, que ficou conhecida como a “constituição cidadã” por elevar os direitos sociais a categoria de direitos institucionais (direitos de cidadania).
...