Pesquisa Social: Politicas sociais na saúde
Por: CATUTO • 22/5/2017 • Artigo • 902 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
PESQUISA SOCIAL: POLÍTICAS SOCIAIS NA SAÚDE
Acadêmicos: Marinez de Souza
Professor-Tutor Externo: Giovana Nunes de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0216) – Prática do Módulo VI
16/04/16
RESUMO
O paper aborda a prática do Assistente Social na área de saúde, buscando mostrar os desafios e dificuldades enfrentados pelo profissional. Com a redução do papel social do Estado aparecem novos desafios á prática deste profissional na medida em que a desatenção do governo para os direitos sociais via políticas públicas, deste modo à condição de vida da população cada vez mais precária. Essas questões aumenta a demanda do Assistente Social, gerando desafios cada vez maiores para o Serviço Social, a coleta de dados se processou através de pesquisa de campo com a realização de entrevistas junto aos Assistentes Sociais inseridos em instituições da área da saúde na cidade de Brusque-SC.
Palavras-chave: Prática do Assistente Social. Demandas. Área de saúde.
1 INTRODUÇÃO
A prática do serviço Social na saúde configura-se a partir de determinações históricas do processo de desenvolvimento da política de saúde no País, o formato e a qualidade assumida pelas ações dos assistentes Sociais são realizados pelas condições propostas da instituição da saúde onde o profissional esta inserido.
O Assistente Social desenvolve sua prática dentro de várias limitações e dificuldades, traçando estratégias para mediar sua intervenção norteada no projeto ético-político profissional.
O exercício profissional é a expressão material e concreta do processo de trabalho do Assistente social, explicita a natureza interventiva da profissão, cujo fim é sempre a emancipação social dos sujeitos com quem atua.
2 REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Este paper pautou-se numa abordagem qualitativa, sendo usadas referencias bibliográfica e também realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas junto a Assistentes Sociais inseridas em instituições da área da saúde da cidade de Brusque.
De acordo com Minayo (1994, p.21):
A pesquisa qualitativa é de suma importância porque trabalha como o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, oque corresponde a um espaço profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não devem ser reduzidos á operacionalização das variáveis.
Durante a realização da pesquisa, as assistentes Sociais entrevistadas foram questionadas quanto a sua prática profissional na área da saúde, onde relataram as seguintes questões;
Torna-se extremamente complicado trabalhar em um contexto em que a politica de saúde é cada vez mais precária. ( entrevistada 1).
Procuro fazer um serviço de qualidade com dinamicidade, responsabilidade e competência, mas tem as falhas decorrentes do sucateamento da política de saúde (entrevistada 20).
Entende-se que as profissionais entrevistadas sofrem com diversos desafios e dificuldades, pois as políticas sociais ficam em segundo plano pelo poder público, consequentemente surge novas necessidades e novas demandas.
Deste modo é imposta a profissão a construção de uma prática mais crítica, para traçar estratégias de intervenção com objetivo a busca da consolidação dos direitos de cidadania dos usuários que procuram o serviço social onde a entrevistada1 relata: temos que buscar nos capacitar cada vez mais para atender os desafios da prática profissional.
As entrevistadas relataram que apesar das dificuldades e limitações, procuram desenvolver um trabalho comprometido com os usuários, sempre buscando assegurar os direitos dos mesmos e de seus familiares.
...