Plano De Intervenção Para Estágio Em Serviço Social Upa-Paulista Versão Final
Por: Luciano Mobby • 23/9/2023 • Projeto de pesquisa • 3.750 Palavras (15 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
SEMINÁRIO TEMÁTICO II
LUCIANO SILVA DE MELO
PLANO DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA – PAULISTA – PE
RECIFE
2022.1
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
SEMINÁRIO TEMÁTICO II
LUCIANO SILVA DE MELO
PLANO DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DE ESTÁGIO
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA – PAULISTA – PE
Plano de intervenção no campo de estágio é o trabalho do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Como requisito para obtenção de nota referente à disciplina de Seminário Temático II, lecionada pelo Prof. Carlos Wendel Pedrosa dos Santos, supervisor acadêmico, e como supervisor de estágio o Assistente Social Richard de Paiva Fernandes CRESS-PE 13136/4ª Região-PE.
RECIFE
2022.1
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO: 5
2. JUSTIFICATIVA:................................................................................................................6
3. PROBLEMATIZAÇÃO: 9
4. OBJETIVOS: 11
4.1 OBJETIVOGERAL: 11
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 11
5.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 12
6.PARTICIPANTES:..............................................................................................................13
7.METAS:................................................................................................................................13
8.RESULTADOS: 13
9.AVALIAÇÃO: 13
10.CRONOGRAMA: 14
11.RECURSOS: 14
12.REFERÊNCIAS: 15
13. ANEXOS:...........................................................................................................................17
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS:
APS – Atenção Primária em Saúde
CAPS– Centros de Atenção Psicossocial
CMS – Conselhos municipais de saúde
CRASS – Centro de Referência de Assistência Social
CREAS– Centro de Referência Especializado de Assistência Social
CTA– Centro de testagem e acolhimento
CFESS – Conselho Federal de Serviço Social
CRESS – PE – Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
ILPIs– Instituições de Longa Permanência para Idosos
ONG – Organização Não Governamental
PNS – Plano Nacional de Saúde
POP – Procedimento Operacional Padrão
UPA– Unidade de Pronto Atendimento
1. INTRODUÇÃO:
O presente Plano de Intervenção traz como proposta o acompanhamento das ações do Serviço Social na unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Pinho Alves que é uma instituição de atendimentos emergenciais do município de Paulista – PE.
Administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida desde o dia 1º de fevereiro de 2022, e oferece atendimento 24 horas em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia e oftalmologia para a população do Paulista e do entorno. A unidade é formada por 256 profissionais, entre funcionários e prestadores de serviço.
Essa proposta se baseia num histórico do exercício de estágio 1 que foi baseado em um plano de atividades e que teve aproximação com as diversas frentes de atuação, bem como o reconhecimento institucional, compreendendo a inserção da instituição por meio de parceria com o Serviço público de Saúde do Estado de Pernambuco, que estende sua missão na gestão de outros serviços, tais como UPA´s e Hospitais.
Tem como missão e visão os princípios que regulam o acesso de todo cidadão ao direito à saúde, pautados na integralidade, a equidade e a participação social: alcançar o reconhecimento de pacientes e ser reconhecida como referência na assistência médico-hospitalar pela humanização, excelência dos serviços e responsabilidade social.
O plano de intervenção terá como foco a elaboração de um diagnóstico sobre como a fragilidade da rede primaria de saúde influencia no serviço de uma UPA. Este foco está de acordo com parte dos processos acompanhados pelo Serviço Social na instituição, sendo assim uma demanda posta para a atuação profissional para a qual a prática do estágio curricular contribuirá no conhecimento, fortalecimento e qualificação. Dessa maneira é possível observar e conhecer de forma mais concreta o público-alvo, a realidade territorial, redes sócio assistenciais, serviços oferecidos pelo município, e identificar a situação dos espaços de atuação.
Nesse sentido, com estrutura definida, o Serviço Social se encontra como um intermediador entre os demais setores da unidade. É no Serviço Social que há um contato mais humanizado com os usuários que o procuram e, além disso, é estabelecida uma relação de troca de informações/articulações com médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários de outros setores, que buscam ou pedem informações fundamentais para tratar de cada caso específico que chega à unidade.
O documento que rege e ajuda a construir a atuação dos Assistentes Sociais na unidade de pronto atendimento é o Procedimento Operacional Padrão, conhecido como POP (Plano operacional padrão), que estabelece as principais atribuições e ações do profissional atuando na área da saúde.
...