TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Da Água

Artigos Científicos: Poluição Da Água. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 12

COLÉGIO POLITÉCNICO BOOCK

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

POLUIÇÃO DA ÁGUA

Vitória da Conquista – Ba

Maio 2014

POLUIÇÃO DA ÁGUA

Trabalho solicitado pela Prof.ª Virgínia Mara Vilas Boas, vista nota parcial da disciplina “Saúde, Sociedade e Meio Ambiente”, do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico Boock.

Vitória da Conquista – Ba

Maio 2014

"Quem quiser ter saúde no corpo, procure tê-la na alma."

Quevedo, Francisco. 

Sumário

Introdução 5

Poluição 6

Poluição no Meio Ambiente 7

Poluição no campo 7

Fábrica de problemas 8

Mares Mortos 10

Doenças causadas pela poluição das águas 11

Soluções 12

Conclusão 14

Referências 15

Introdução

A água é um fator essencial para a vida como a conhecemos, porém foi somente no final do século XX que o ser humano percebeu a necessidade de se ter certos cuidados com a água, ao primeiro momento por perceberem que a saúde da humanidade depende fundamentalmente da qualidade da água que consumida. Com a formação de grandes centros urbanos, do desenvolvimento industrial e da agricultura grande parte da substâncias eliminadas nesses setores da atividade humana foram sendo despejadas nas águas fluentes mais próximas, em pouco tempo, grandes quantidades de água atingiram níveis de poluição tão altos que inviabilizaram sua reutilização direta.

A molécula de água (H2O) é simples e pequena, constituída apenas por dois átomos de hidrogénio (H) e um de oxigénio (O). E apesar desta simplicidade, as diferentes características dos átomos de hidrogénio e oxigénio conferem-lhe uma estrutura e propriedades essenciais à Vida (tal como a conhecemos), sendo o principal constituinte das células.

No dia-a-dia, podemos executar diversas tarefas sem que a quantidade de água perdida do nosso corpo seja significativa. E a perda de água pelo suor, durante o exercício físico ou nos períodos de febre, permite dissipar grande quantidade de energia com uma pequena quantidade de água. Isto acontece porque, para aumentar em 1 oC a temperatura de 1 quilograma de água, precisamos de consumir 1000 calorias (1 quilocaloria); o valor desta propriedade (conhecida por calor específico da água) é muito superior ao valor dos metais e ao de diversos líquidos comuns, e facilita a resistência dos seres vivos à perda de água, em situações em que a temperatura seja elevada. Para além disso, a água conduz facilmente o calor permitindo a rápida distribuição deste, contribuindo para manter constante a temperatura corporal.

A água é uma pequena e simples molécula cujas estrutura e propriedades a tornam tão especial para a Vida, mesmo que, no nosso atarefado dia-a-dia, não nos apercebamos da sua importância. Vital.

Os pesquisadores têm dedicado esforço considerável na compreensão do comportamento e da dinâmica dos efeitos poluentes presentes nos ambientes aquáticos. Tanto o cheiro como o sabor são características organolépticas difíceis de padronizar, devido unidades de medida por meio das quais possam ser quantificados.

A manutenção dos recursos hídricos, tanto para o consumo industrial como doméstico, necessita de controle constante dos efluentes lançados na natureza, com base em parâmetros previamente estabelecidos, de modo a permitir a preservação da fauna e da flora, além de reaproveitamento das águas dos mananciais.

Todos os avanços buscam garantir que a água seja efetivamente utilizada de forma sustentável, esse recurso é vital para a sobrevivência da sociedade humana no futuro.

Poluição

A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta.

Os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre a morte de espécies aquáticas, além da proliferação de doenças como a febre tifoide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras. Outros fatores negativos da poluição hídrica são: odor, grande concentração de mosquitos e eutrofização (quando o esgoto é lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes provoca o crescimento de algas, impedindo a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático).

Os nitratos presentes nos fertilizantes e os dejetos humanos e animais também contaminam as águas subterrâneas, que abastecem diversas populações. Isso ocorre principalmente nas áreas de intensa atividade agrícola, industrial e nos locais que não possuem saneamento básico.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com