TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Na Atmosfera

Artigo: Poluição Na Atmosfera. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Origem da atmosfera

Durante muito tempo os cientistas investigaram a existência do ar. Criaram, então, uma teoria, ou seja, imaginaram uma explicação para a existência da atmosfera terrestre. Para melhor entendermos essa explicação vamos voltar à época em que a superfície da Terra começou a se resfriar. O resfriamento da crosta terrestre produziu uma grande quantidade de gases e vapores. Uma parte dos VAPORES-D’ÁGUA foi formando as nuvens e precipitando-se sob a forma da chuva, enquanto a outra ia ficando suspensa na própria atmosfera. Os demais gases, originados da "queima" das rochas, também iam fazendo parte da atmosfera primitiva. Assim, ela foi se transformando e se compondo dos mais diferentes gases, como o gás carbônico, o gás metano, o gás nitrogênio, o gás amônia e outros.

Nesta atmosfera primitiva, o "gás da vida", ou seja, o oxigênio, do qual tanto necessitamos, ainda não existia.

Para explicarem o aparecimento do gás oxigênio, os cientistas estudaram muito. Eles acreditaram que os próprios seres vivos que começaram a habitar o planeta foram os responsáveis pela transformação do seu ambiente e, fundamentalmente, da atmosfera.

Os cientistas imaginaram que grande quantidade de gás carbônico produzida pela "queima" das rochas tenha proporcionado aos primeiros vegetais uma grande atividade de fotossíntese. Assim, à medida que o gás carbônico era absorvido na fotossíntese, o gás oxigênio era produzido.

No ambiente primitivo, havia também muita atividade vulcânica, tempestades, raios e trovões. Esses e outros fenômenos foram ocorrendo na Terra, até que a atmosfera se tornou uma camada com algumas centenas de quilômetros de ar, envolvendo o planeta. Hoje, a atmosfera apresenta camadas bem distintas, que são caracterizadas, principalmente, pela composição do ar e pela altitude.

Composição do ar atmosférico

A composição atual da atmosfera apresenta 78‰ de nitrogênio, 21‰ de oxigênio e 1‰ dos demais gases. Estas porcentagens significam que , em cada 100 litros de ar, temos 78 litros de nitrogênio, 21 litros de oxigênio e 1 litro de outros gases, entre eles o ozônio.

A atmosfera é dividida em troposfera, a camada da atmosfera que vai do solo até a altitude de cerca de 10 a 12 quilômetros (5 a 8 km sobre os pólos e podendo chegar a 18 km sobre o equador), estratosfera, camada que vai desde a troposfera até cerca de 50 quilômetros de altitude. Setenta e cinco por cento (75%) da massa da atmosfera está contida dentro da altitude de até 10 quilômetros, ou seja, basicamente na troposfera e noventa e nove por cento (9%) da massa de ar está contida dentro da altitude de 3 quilômetros envolvendo, parte estratosfera Acima da estratosfera se localiza a quimiosfera e acima desta a ionosfera.

O Nitrogênio é muito importante para a vida na Terra, porque é por meio dele que as plantas produzem suas proteínas. Por sua vez, as plantas são auxiliadas na absorção do nitrogênio por algumas bactérias especiais que vivem em suas raízes.

O Oxigênio é fundamental para a respiração e essencial para que haja combustão (queima).

O Gás Carbônico é utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com