Portfolio de estagio
Por: clarasilvao • 12/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................... 4
3 CONCLUSÃO.............................................................................................7
REFERÊNCIAS ........................................................................................... 8
- INTRODUÇÃO
O presente relatório vem detalhar a metodologia aplicada no desenvolvimento do projeto de ação, Fortalecendo os Vínculos através do lazer apresentado como estágio obrigatório II em 2013, à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, sob a coordenação de campo da assistente social Miriam Pedroso Carlos e coordenação acadêmica da assistente social Kátia Maria Camargo Faria.
A intervenção realizada em 2013, na Instituição de acolhimento Casa dos Irmãos, entidade que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, foi com base em observações feita durante o período de estagio II, onde pude perceber que os adolescentes acolhidos não sabem viver em união e em grupo e preferem ficar isolados e criando conflitos entre os mesmos.
A ação foi desenvolvida sob a coordenação de campo de Miri Pedro Carlos e pela acadêmica Clara Silva Oliveira.
O projeto propôs cumprir com os objetivos e efetivar a importância das brincadeiras para fortalecimento dos vínculos pela convivência entre as crianças e adolescentes da instituição.
- DESENVOLVIMENTO
Oportunizar as crianças e adolescentes um espaço de lazer e entretenimento, fortalecendo os vínculos de convivência. A importância das brincadeiras nesse desenvolvimento é bem como o resgate entre passado e presente. Compreendemos a importância do brincar como agente mediador no desenvolvimento humano, a contribuição que exerce na formação de pessoas saudáveis física e emocionalmente, e as condições da sociedade atual sob a influência do capitalismo e da violência que aumenta dia a dia, isolando a criança do convívio social.
O jogo é visto como uma atividade muito antiga. Brincar significa sempre libertação, ao brincar as crianças criam para si o pequeno mundo próprio. Nas sociedades modernas a brincadeiras são consideradas constitutivos da infância, como conseqüências das transformações da organização familiar e social na história, através do processo de industrialização e urbanização da sociedade.
Durante as brincadeiras em grupo, as crianças e adolescentes têm a possibilidade de enfrentar os desafios propostos em prol do equilíbrio nas relações sociais. Trata-se de uma aprendizagem para a vida adulta, já que é uma maneira de elas aprenderem a lidar com as suas frustrações.
Inicialmente foi criando um flayer da programação para estimular as crianças e adolescentes da casa. Foram cuidadosamente selecionadas as atividades a fim de despertar a curiosidade e expectativas das crianças e adolescentes. Entre as brincadeiras estavam:
- Jogo de Futebol
- Jogo de Xadrez
- Jogo de Dominó
- Jogo de Dama
- Queimada
Foi estipulado um horário de 08h00min as 10h00min para que todos os infantes da instituição se organizassem para começar as brincadeiras.
Iniciamos com uma partida de futebol com os infantes. No começo da atividade eles ficaram brigando uns com os outros, mas logo em seguida começaram a se entender.
Em seguida a acadêmica Clara participou do time das meninas no jogo de queimada, e para a sua surpresa, as meninas começaram a se interagir com os meninos como forma de respeito.
Nos outros jogos como xadrez, dama e dominó eles se concentraram demais e gostaram bastante e ficou um ajudando o outro.
A maior dificuldade observada até então, foi à falta de respeito e agressividade que eles têm entre eles. Mas, com o apoio dos educadores supervisora de campo e estagiária, eles se respeitaram e ficaram mais amigos.
A segunda parte foi a sessão de cinema que fizemos na instituição, apresentando o filme: Escritores da Liberdade. A escolha desse filme foi mostrar para os infantes a lerem literatura, e para testar a vocação de cada um escrever desde um diário sobre o cotidiano trágico de suas vidas. E mostrar à realidade que muitos desses jovens que mostra no filme são a mesma realidade em que ele viveu quando estava na guarda dos pais e sofreram como violência doméstica, as drogas e ECT. A mensagem que foi passada para os infantes foi o preconceito com o que é diferente, a dificuldade de aceitar as diferença dos outros, não importa o quão diferente a outra pessoa seja, temos que respeitar. E se tivermos um objetivo em nossa vida, temos que lutar para poder cumpri-lo, não interessa se ele pareça impossível, e se houver obstáculo, não podemos desistir, porque tudo nessa vida tem obstáculo.
...