TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Das Construções

Casos: Pratica Das Construções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Nome Oficial: Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Rio: Xingu

Capacidade de Geração: 11.233,1 MW instalados, Médios 4500 MW

Área de Reservatório: 516 Km²

Inicio da construção: 23 de junho de 2011

Inauguração: Fevereiro de 2015 ( Previsão)

Custo da obra (estimado): 26 bilhões de reais.

Empresa Geradora: Norte Energia S.A.

Empresa Operadora Norte Energia S.A.

Empresa Distribuidora Eletronorte

Em 1975, começava a se estudar e desenhar um projeto construtivo, que se tornaria uma gigantesca obra para o país e também para o mundo. Muitos questionamentos foram levantados ao longo do tempo sobre a viabilidade pelo ponto de vista ambiental, financeiro e social dessa grandiosa usina denominada de belo monte, nome esse dado devido a um sítio que será a sede da casa de força principal da usina (Sítio Belo Monte, fica pouco a montante da vila de mesmo nome). Hoje a Hidrelétrica é a maior obra em construção do mundo, com 45% das obras concluídas, quebra recordes, já foram gerados mas de 45.000 mil empregos diretos e mais de 80.000 indiretos, é a principal obra do nosso Brasil, e é a mais importante obra do PAC. A questão das terras indígenas e o impacto ambiental são as principais polêmicas que envolvem a construção da usina.

Desde seu início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais, de algumas comunidades indígenas locais e de membros da Igreja Católica. Essa pressão levou a sucessivas reduções do escopo do projeto, que originalmente previa outras barragens rio acima e uma área alagada total muito maior. Em 2008, o CNPE decidiu que Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.

Do Projeto

O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, formando o Reservatório do Xingu. A partir deste reservatório, parte da água será desviada por um canal de derivação de 20 km de comprimento para um Reservatório Intermediário, localizado a aproximadamente 50 km de Altamira na região cercada pela Volta Grande do Xingu. (O projeto originalmente previa dois canais de derivação, mas foi alterado para um canal apenas em 2009. ) Este reservatório será criado fechando os escoadouros da região por 27 diques menores. A área total dos reservatórios será de 516 km², dividida entre os municípios de Vitória do Xingu (248 km²), Brasil Novo (0,5 km²) e Altamira (267 km²). A área a ser alagada é apenas parte desse total, pois este inclui a calha atual do Rio Xingu.

A usina terá duas casas de força. A casa de força principal será construída no Sítio Belo Monte, pouco a montante da vila de mesmo nome. Ela terá 11 turbinas hidráulicas tipo Francis com potência instalada total de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com