Pressupostos para intervenção profissional do Assistente Social .
Por: ADRIANAPEDRONI • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
Oficina de Formação Profissional II
Professora: Rachel Lopes Gentili
Aluno: Adriana A. Baptista Pedroni
Pressupostos para Intervenção Profissional em Serviço Social
Elementos metodológicos para intervenção profissional do Assistente Social
1- Definição do objeto de intervenção profissional – A atuação profissional acontece dentro das instituições, e cada uma tem sua finalidade, por isso o assistente social deve ser capaz de reconhecer a realidade onde atua, agir em conformidade com discurso institucional, buscar interpretar a realidade social e da instituição, identificando as possibilidades de ação profissional afim de intervir para melhorar as condições de vida do usuário.
2- Identificação das necessidades dos usuários - Neste ponto o profissional deve lançar mão de todo histórico e documentação (levantamento sócio econômico, entrevistas, visitas domiciliares, fichas, prontuários, documentação institucional). Compreende a produção do conhecimento para que o usuário seja atendido conforme a sua necessidade, e de acordo com suas possibilidades , tendo em mente sempre a resolução da questão, garantindo assim seus direitos como cidadão.
3 - Utilização de instrumentos e técnicas durante o processo de intervenção – São considerados como produto da ação humana, se constituindo como meios de alcançar uma finalidade, objetivam efetivar a ação profissional na intervenção da realidade. Esta ação visa sempre melhorar as condições dos usuários que apresentam vulnerabilidade, risco social. Ex.: Acolhimento, escuta qualificada, observação participante, entrevista, levantamento socioeconômico, visita domiciliar, trabalho com grupos, informação e documentação.
4 - Compreensão da realidade social mais ampla e local (leitura de conjuntura) – Cabe ao profissional realizar a leitura da realidade social, traçando um paralelo entre essa realidade e as condições de vida do usuário. Ter conhecimento acerca das leis vigentes colabora na sustenção do exercício profissional, uma vez que ela estabelece uma direção, e tambem delimita o espaço do usuário e da organização. Se posicionando sempre na direção dos direitos sociais dos usuários.
5 - Organização e planejamento do trabalho profissional – Com base nos estudos e pesquisas, de cada instituição o profissional deve se organizar, planejar, traçar objetivos que ira nortear suas decisões, possibilitando-o ter uma vizualização prévia de suas ações, tendo no planejamento um aliado.
6 - Levantamento de Recursos Humanos, Materiais e Financeiros - O profissional deve ter conciencia dos recursos disponíveis, ser propositivo, criativo, sempre visando suprir as necessidades dos usuários.
7 - Intervenção Centrada na Perspectiva de Redes – A partir do atendimento ao usuário o profissional deverá encaminha-lo a rede (instituição) que garanta o suprimento de sua necessidade, para isso é necessário que este teha conhecimento das redes sócio assistenciais existentes no Município, Estado ou Federação.
...