Processo Mannheim
Trabalho Universitário: Processo Mannheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victoriacmf • 13/11/2014 • 225 Palavras (1 Páginas) • 2.596 Visualizações
O Processo Mannheim é normalmente integrado a processos que consomem o HCl. Nesse processo, o Cloreto de Sódio ( NaCl ) e o Ácido Sulfúrico (H2SO4) são aquecidos em uma fornalha com agitação e aquecimento de 843° C (cima do ponto de fusão do NaCl), formando assim Cloreto de Hidrogênio e o Sulfato de Sódio como mostra a equação abaixo:
2NaCL(aq) + H2SO4(aq) → 2HCl(g) + Na2SO4(aq)
O gás produzido passa por resfriadores subindo por uma torre de coque para eliminação das partículas em suspensão e, então, é absorvido em água num absorvedor de tântalo ou de Karbate. Traços de gás que saiam pelo topo do absorvedor são lavados com água em uma torre de absorção recheada. O forno Mannheim opera a 538°C. A reação entre o sal comum e o ácido sulfúrico é um processo muito endotérmico. As reações químicas envolvidas no processo são: Os equilíbrios deslocam-se no sentido da formação dos produtos com a retirada de ácido clorídrico do meio, segundo o princípio de Le Châtellier.
Processo Hargreaves
Essa reação foi usada
amplamente na Europa a
partir de 1870 para produzir
o sal de Glauber ou sulfato
de sódio. Porém, ela tem
algumas implicações
ambientais. São produzidos
60 mil toneladas anuais de
ácido clorídrico pelo
processo Hargreaves. Nesse
processo é preciso remover
gases como SO2 e NO2, um
perigo para o ambiente
quando não há
acompanhamento
adequado.5-7
Neste processo o dióxido
de enxofre em contato com o
oxigênio transforma-se em
óxido sulfúrico que por sua
...