Propriedades Das Soluções, Química Do Estado Coloidal E De Superfícies.
Exames: Propriedades Das Soluções, Química Do Estado Coloidal E De Superfícies.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BiaAlm • 23/11/2014 • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 477 Visualizações
Determinação do ponto de fusão
Curso: Farmácia 1° Período
Sumário
I. Introdução.....................................................................................................3
II. Objetivos.....................................................................................................5
III. Procedimentos............................................................................................6
3.1. Vidrarias, aparelhagens e materiais..................................................6
3.2. Reagentes.........................................................................................6
IV. Resultados e discussões.............................................................................7
• Gráfico
V. Questionário................................................................................................8
VI. Conclusão..................................................................................................9
VII. Referências bibliográficas......................................................................10
I. Introdução
Toda substância tem sua propriedade específica e sofrendo alterações físicas não modifica a sua identidade. Alterações como mudanças de temperaturas causando mudanças de estado é um ótimo exemplo para alterações físicas. Existem diversas propriedades físicas da matéria, mas três são mais usadas para a identificação de substâncias, que são densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição. Temos como exemplo a água, que é a única a possuir densidade igual a 1,0 g/cm3, solidificação a 0ºC e inicia o seu estado de ebulição em 100ºC, em sua normal condição de temperatura e pressão.
A densidade é uma propriedade física em que é calculada a massa e o volume ocupado pela substância (d=m/V).
Ponto de fusão é a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido. A substância no estado sólido é um conjunto de entidades unidas entre si, bem arrumadas e com movimento vibratório discreto. Com o aquecimento, as entidades vão conseguindo deslizar umas sobre as outras, pois o aumento de energia faz com que essas se agitem tanto que, pouco a pouco, vão se separando umas das outras, mas sem conseguir sair do conjunto, é a substância no estado líquido. Parando o aquecimento, as entidades vão se agitar com menor intensidade, voltando ao movimento vibratório discreto; estado sólido.
Quando a temperatura de fusão e a temperatura de ebulição são constantes, estamos em presença de uma substância pura. Portanto, durante a mudança de estado físico de uma substância pura, a temperatura permanece constante. A quantidade de calor fornecida para que ocorra a mudança de estado recebe o nome de calor latente, que é aproveitado pela substância para mudar de estado e não produz aquecimento. Já para uma mistura, durante a sua mudança de estado físico, a temperatura de fusão e ebulição varia. Assim, o ponto de fusão; juntamente com o ponto de ebulição e a densidade; são propriedades que caracteriza um tipo de matéria, permitindo, identificá-la e também diferenciar substâncias puras de misturas. Cada 1% de impureza diminui aproximadamente 1°C o ponto de fusão, uma substância com intervalo de 3°C entre o valor experimental e o esperado da temperatura de fusão indica que a amostra é aproximadamente 97% pura.
Na tabela temos alguns pontos de fusão e ebulição de certas substâncias:
Substância Ponto de fusão Ponto de ebulição
Butano -139 0
Etanol -115 78,3
Fenol 41 182
Amônia -78 -33
Ácido acético 16,6 118
Ouro 1064 3080
Oxigênio -812 -183
II. Objetivos
Essa experimentação teve como objetivo identificar o ponto de fusão do Naftaleno (C10H8), com o método de aquecimento e resfriamento.
III. Procedimento
1-Colocou-se em um bécher de 400 ml, cerca de 300 ml de óleo de cozinha.
2-Colocou-se o bécher sobre uma placa de aquecimento.
3-Foi introduzido no bécher um tubo de ensaio contendo a amostra a ser analisada e um termômetro. O bulbo do termômetro foi coberto pelo sólido.
4-Com o auxílio de garra e suporte universal, prendeu-se o tubo de ensaio e o termômetro.
5-Procedeu-se o aquecimento até 85°C, a substância ficou no estado líquido.
6-Desligou-se a placa de aquecimento, e colocou-se o bécher em uma outra placa não aquecida, mas manteve-se o tubo que continha a amostra a ser resfriada dentro do bécher.
7-Verificou-se a temperatura do naftaleno e anotou-se no tempo zero.
8-Anotou-se a temperatura de 3 em 3 minutos, até aproximadamente 65°C. Observou-se o momento em que a solidificação se iniciou e se completou.
9-Anotou-se os dados obtidos em uma tabela.
...