QUESTOES - ESTACA MEGA
Pesquisas Acadêmicas: QUESTOES - ESTACA MEGA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dracoundomiel • 6/10/2013 • 545 Palavras (3 Páginas) • 851 Visualizações
Como é feita a emenda da estaca mega de concreto?
A emenda dos blocos de concreto até algum tempo era feita através de encaixe de ferragens que vinham extremidades dos segmentos de concreto das estacas “Mega”, onde em uma extremidade tinha-se ferragem e um encaixe na outra. Algo tipo encaixe macho-fêmea industrial. Posteriormente, deixaram-se somente os dois encaixes e durante a cravação colocava-se um pino de aço interligando os segmentos. A crescente simplificação e padronização do mercado eliminaram esta técnica. Outra forma ainda preconizada é a concretagem com armação do furo central dos segmentos, não muito utilizada. O usual costumeiro é durante a cravação se colocar uma pasta de cimento ou barro preto entre os segmentos.
Por que a denominação estaca “Mega”?
A denominação “Mega” tem precedência estrangeira e era exclusivo das Estacas Franki. Assim, da mesma forma que o nome Franki associou-se a um tipo determinado de estaca, o nome Mega ficou sinônimo de estacas cravadas a reação.
Quais aplicações da bentonita?
Os principais segmentos consumidores de argila bentonítica no mercado nacional são: indústria petrolífera (agente tixotrópico nas perfurações dos poços de petróleo); indústria siderúrgica (pelotização de minério de ferro); indústria de fundição (aglomerante em sistemas de areia verde - demonstrando-se o melhor aglomerante utilizado pelas indústrias de fundição em seus processos de moldagens de peças críticas de ferro fundido, aço e ligas não-ferrosas); indústria de tintas e vernizes (espessante); indústria vinícola (elemento filtrante e clarificante de vinhos e sucos); indústria da construção civil (impermeabilizante de barragens, metrôs, aterros sanitários); perfuração de poços artesianos (estabilizador de solos); indústria alimentícia animal (componente inerte – veículo – para rações); indústria farmacêutica e de cosméticos.
O que é feito dos resíduos da lama bentonitica?
A lama bentonitica deve ser encaminhada para aterros que aceitem esse tipo de produto ou passar pelos processos de reciclagem (a lama bentonítica utilizada no processo de escavação, conduzindo a mesma por um equipamento denominado “reciclador”, o qual faz a separação da lama (água + bentonita) dos materiais que compõem o solo local (areia/argila), inseridos durante o processo de escavação (decantação). Após esse processo, a lama retorna aos silos de armazenamento para reuso, enquanto o material da reciclagem é descartado em caminhões basculantes, da mesma maneira que o material oriundo da escavação das estacas/ parede. Esse processo reduz a quantidade de lama a ser utilizada na obra, pois aumenta significativamente a reutilização da lama bentonítica a ser aplicada) ou de floculação (quando a lama bentonítica não atinge os índices mínimos dos ensaios previstos em norma, esta deverá ser descartada do canteiro. Com o objetivo de eliminarmos qualquer descarte de lama para aterros externos, utilizamos o equipamento “floculador”, que consiste no tratamento da lama dentro de um reservatório especial, onde é feita a adição de um material floculante (com dosagem pré-definida) e, através de uma bomba,
...