Questionário Reconceituação
Por: SS1p17 • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
Cintia Cinti Dias Duarte –C9376I9
Gabriela Ramos de Souza – C7946A8
Larissa de Sá Candido da Silva-C914142
Melissa Pereira Santana –C8140B3
Zilmara Gomes dos Santos –N784DF1
Questionário – A Reconceituação do Serviço Social
Sorocaba
2017
Cintia Cinti Dias Duarte –C9376I9
Gabriela Ramos de Souza – C7946A8
Larissa de Sá Candido da Silva-C914142
Melissa Pereira Santana –C8140B3
Zilmara Gomes dos Santos –N784DF1
Questionário – A Reconceituação do Serviço Social
Entrevista com Assistente Social, sobre o Movimento de Reconceituação. Universidade Paulista, disciplina: Serviço Social.
Orientador(a): Luciana Helena Mariano Lopes.
Sorocaba
2017
Maria de Fatima Souza,58 anos, graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro(UNISA) no ano de 1984. Já atuou na Febem- 1986 a 1996- assistente social, coordenação e assistente de direção;1996 até o momento atua na empresa de Engenharia COBRAPE- Projetos e Empreendimentos e a serviço da SEHAB- Secretaria da Habitação do Municipal- Coordenadoria de Gestão de Atendimento Social.
Sobre a Reconceituação diz que os pontos fortes e as medidas emergentes decorrentes a realidade social são:” O documento de Araxá foi um marco, quando ocorreu um novo repensar da teoria x prática, dos fundamentos metodológicos do serviço social, pois a formação em Serviço Social, era dentro de modelos pragmáticos advindos da Igreja Católica e a Ação Social;
Marcante da década de 1930, quando surgiram as primeiras turmas de Serviço Social até 1960, quando iniciaram de forma intensa as reflexões num contexto político brasileiro capitalista conturbado, considerado uma época emblemática para o Serviço Social a favor das mediações pela classe trabalhadora;
Em resumo o documento foi produzido com a de participação diversas universidades de SS, sobremaneira veio contribuir para o novo olhar, postura e o exercício profissional do assistente social voltado para classe operária.”
Para a atuação às mudanças a partir da ruptura com o conservadorismo. Foram os movimentos sociais intensos e o Serviço Social pactuava com eles sempre a luta pela melhoria na qualidade de vida, em todos âmbitos, habitacional, saúde, educacional melhores condições para classe trabalhadora, Também em 1980 iniciou no Brasil a formação do Partido dos Trabalhadores, o PT, nossa foram grandes participações voltado aos direitos sociais, eu não me filei ao partido, mas sempre contribui para reflexões e ações atreladas à transformação social.
A mudança na profissão foram aceitas com unanimidade, bem como na contemporaneidade, os profissionais discutem o papel e suas ações centradas no sujeito, e suas demandas, dentro do contexto dos direitos da cidadania plena.
...